Vacina em Todo Canto imuniza trabalhadores do Hospital da Polícia Militar

Saúde
07/06/2023 15h00

A Vacina em Todo Canto, estratégia de imunização implementada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta quarta-feira, 7, mais uma vacinação em instituições públicas, desta vez no Hospital da Polícia Militar de Sergipe. Realizada desde 12 de maio, essa ação já vacinou 4.680 trabalhadores contra influenza e covid-19 em órgãos e instituições públicas e privadas.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, essa é mais uma estratégia que visa ampliar a cobertura vacinal e garantir mais proteção à saúde da população. “Assim como a vacinação nas escolas das redes municipal e privada, ações nas praças e pontos nos shoppings, levamos para dentro dos órgãos públicos os imunizantes necessários para a atualização da caderneta vacinal a fim de termos um aumento no número de pessoas vacinadas, principalmente nesse período de casos de síndromes gripais, sendo a vacina uma forma eficaz de prevenção”, destaca.

Segundo o enfermeiro e membro do setor de imunização do Hospital da Polícia Militar de Sergipe, Adriano Augusto, foram vacinados, na unidade hospitalar, 55 militares. “Todos os anos fazemos essa campanha de imunização dos profissionais de saúde, tanto os militares quanto os civis. Sempre contamos com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju que nos envia uma equipe para fazer parte desse momento”, disse.

A partir desta estratégia, a Secretaria da Saúde já aplicou 2.564 doses de vacinas contra a influenza, 2.022 doses contra a covid-19, 44 de tétano e 50 de hepatite B. A ação Vacina em Todo Canto já contemplou, dentre outras instituições, a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho de Aracaju (Fundat), Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, Polícia Federal, Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Câmara Municipal de Aracaju, TV Sergipe e Universidade Tiradentes.

Os imunizantes contra a influenza e contra a covid-19 continuam disponíveis nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos três shoppings da capital. Nas UBSs, a vacina contra a covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira para todas a população, das 8h às 16h; em quatro UBSs o horário estendido vai até às 18h: Augusto Franco (Farolândia), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Francisco Fonseca (18 do Forte) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Nos três shoppings de Aracaju, a vacinação é disponibilizada de segunda a sábado (exceto feriados e domingo), das 10h às 16h, para pessoas a partir de cinco anos de idade. Para receber os imunizantes, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência de Aracaju, além do cartão de vacina. No feriado desta quinta-feira, 8, a Marinete do Forró também disponibilizará os imunizantes das 14h às 17h, no ponto de vacinação localizado nos Arcos da Orla.