Prefeitura disponibliza formulário online para solicitação de insumos médicos-cirúrgicos

Saúde
07/06/2023 15h30

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) facilitará o processo de solicitação de insumos médico-cirúrgicos para uso domiciliar de pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, o qual deverá ser realizado, a partir do próximo sábado, dia 10, mediante o preenchimento do formulário online disponível no site da Prefeitura de Aracaju.

A SMS dispensará curativo para lesão de ferida, curativo de higienização e troca de cânula ou cateter, cateterismo vesical intermitente limpo; aspiração de secreções oral e traqueal, assim como outro procedimento que tenha a mesma natureza, mediante relatório de enfermeiro ou médico da Unidade Básica de Saúde (UBS), no qual devem constar as orientações e a quantidade de uso.

“O novo fluxo está sendo implantado com o objetivo de promover ainda mais comodidade e praticidade ao serviço, através do qual o próprio usuário acamado ou com mobilidade reduzida poderá realizar a solicitação sem precisar se deslocar para a UBSs, necessitando apenas estar com os documentos necessários em mãos e acesso a um dispositivo móvel com internet”, explica a coordenadora de Insumos Estratégicos da SMS, Roberta Lisboa.

Ainda segundo Roberta, além de solicitações e renovações, ainda será possível alterar endereço, prescrição sobre a quantidade, alteração de responsável, cuidador ou atualização de telefone de contato e transferência de UBS. Para os casos em que o usuário seja menor de dois anos de idade e que não possua documento com foto, será necessário encaminhar a Certidão de Nascimento.

“O usuário precisará anexar também o relatório do enfermeiro ou médico atualizado, com até 30 dias do envio da documentação, contendo a descrição da doença de base, a descrição dos insumos médico-cirúrgicos e quantidade necessária para a realização do procedimento em domicilio; comprovante de residência atualizado dos últimos seis meses em nome do solicitante ou, na impossibilidade, alternativamente, prestar declaração de residência; declaração de moradia no Município por seis meses, assinado pela própria pessoa ou responsável legal; cocumento com foto; CPF; e comprovante de renda”, detalha a coordenadora.

Critérios de Inclusão
Para solicitar os insumos à SMS, é necessário residir, no mínimo, seis meses em Aracaju, devendo estar, obrigatoriamente, com cadastro ativo na respectiva Unidade; e apresentar comprovante de renda, inclusive nos casos de aposentados e pensionistas, e comprovante de registro no cadastro único – CadÚnico, demonstrando, se for o caso, estar habilitado nos programas sociais do Governo Federal (Benefícios de Prestação Continuada - BPC ou Auxílio Brasil). Não serão permitidos requerimentos de instituições em caráter coletivo.

“Caso o usuário apresente dúvidas ou qualquer dificuldade no preenchimento do formulário, basta entrar em contato através do (79) 3711-5114, pelo WhatsApp (79) 98137-7824 ou buscar orientação junto à coordenação da sua Unidade Básica de referência”, orienta Roberta.