Semana do Meio Ambiente: Prefeitura realiza plantio na avenida José Carlos Silva

Meio Ambiente
07/06/2023 10h50

A Prefeitura de Aracaju está ampliando de maneira continuada a arborização da capital sergipana e atuando para engajar a população no processo de construção de uma cidade cada vez mais sustentável. Nesse sentido, nesta quarta-feira, 7, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou, no âmbito da programação da Semana do Meio Ambiente, o plantio de mudas na avenida José Carlos Silva.

“Como parte do projeto Aracaju Mais Verde, que visa requalificar a arborização urbana e aumentar a área verde da cidade, especialmente em avenidas e praças, hoje estamos iniciando o plantio de 200 árvores aqui no bairro Farolândia. Essa ação é uma entrega importante da Prefeitura de Aracaju, através do aumento da área verde da cidade e da conscientização sobre a importância da arborização urbana. Estamos construindo um futuro melhor para todos os moradores de Aracaju”, enfatiza o gestor.

Segundo o vereador Breno Garibalde, que participou da ação de plantio, é importante conscientizar e educar a população acerca das demandas ambientais atuais. “Estamos enfrentando emergências climáticas, como o aumento da temperatura e das chuvas, e as árvores podem ajudar a mitigar esses problemas. São meios simples, acessíveis e de fácil acesso para todos. Elas desempenham um papel fundamental na melhoria do clima, fornecendo sombra, amenizando o calor e contribuindo para a redução da temperatura ambiente. Além disso, as árvores também desempenham um papel importante na conservação do solo, na qualidade do ar e na promoção da biodiversidade” frisa o vereador.

As mudas utilizadas são produzidas e retiradas do Horto Municipal, com seleção de espécies adequadas para cada local, sendo analisadas características como largura do canteiro, presença de fiação elétrica, passagem de veículos e pedestres, entre outras.

A coordenadora do Horto Municipal, Julie Oliveira, destaca que essas novas árvores plantadas na avenida José Carlos Silva proporcionarão um benefício enorme para a cidade, sobretudo, no que se refere à arborização urbana e à qualidade de vida. 

“Com o tempo, quando nossos ipês estiverem floridos, a cidade ficará ainda mais encantadora. Serão plantadas duas mil e quinhentas árvores em diversos bairros, incluindo Lamarão, Porto Dantas, Atalaia, Farolândia, entre outros. Essas iniciativas visam tornar Aracaju uma cidade mais verde e vibrante, proporcionando benefícios para o clima e para a qualidade de vida da população. É uma oportunidade para todos apreciarem uma cidade mais arborizada e desfrutarem dos benefícios que as árvores oferecem”, destaca Julie