Prefeitura realiza ação preventiva contra leptospirose no Largo da Aparecida

Saúde
12/06/2023 16h40

Por meio da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta segunda-feira, 12, uma ação contra a leptospirose no Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana.

Em razão da inundação provocada pela cheia do rio Poxim e o acúmulo de água em alguns pontos da localidade, agentes da SMS verificaram, junto aos moradores, os riscos de proliferação de vetores. A ação buscou identificar e orientar a população sobre formas de prevenção a doenças.

De acordo com o supervisor de endemias do CCZ, José Bomfim, os agentes se concentraram em explicar aos moradores os riscos da leptospirose, doença também perigosa e comum durante inundações.

“Além da conversa, panfletos educativos sobre a doença foram distribuídos. É fundamental esse trabalho de orientação, pois as pessoas passam a ter conhecimento do que é a doença e sabem exatamente o que fazer quando apresentarem sintomas, principalmente, para não confundi-la com outras enfermidades”, explica o supervisor.

Doença e bloqueio de casos
A leptospirose é uma doença transmitida por meio da urina do rato, cuja bactéria, a leptospira, consegue manter-se viva na água e na lama das chuvas. O período de incubação da bactéria no organismo humano ocorre após o contato com o agente infeccioso.

“Geralmente, depois das chuvas, a população limpa suas residências e é justamente neste momento que ocorre o contato com a água contaminada e, consequentemente, a transmissão da leptospirose. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, dores de cabeça, náuseas, vômitos e urina escura. Caso apareça algum sintoma, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima”, enfatiza.

Quando um caso é confirmado no local, a equipe do CCZ visita os imóveis próximos ao local da confirmação e promove o tratamento dos ambientes a patir da desratização.

UBS Madre Tereza
A SMS segue garantindo a oferta de serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) Madre Tereza no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza, na mesma localidade. Segundo a gerente da Unidade, Maria Cecília Vasconcelos Aragão, alguns serviços foram transferidos para as UBSs Fernando Sampaio e Manoel de Souza.

“Estamos realizando o atendimento médico e de enfermagem aqui no Cras e a equipe também está realizando a marcação de consulta e exames através do sistema. Sobre o atendimento odontológico, por enquanto só estamos realizando avaliação, pois aqui não temos estrutura para a realização de procedimentos odontológicos e estão sendo agendados para outras Unidades”, enfatiza.

Ainda segundo a gerente, a vacina, curativo, dispensação de medicamentos e teste de covid dos usuários da UBS Madre Tereza estão sento encaminhados para as UBSs Fernando Sampaio (Castelo Branco) e Manoel de Souza (Jabotiana), que estão prestando suporte para estes usuários. A retomada do funcionamento da UBS Madre Tereza, no momento, depende da finalização da infraestrutura na Unidade.