Alunos da Estação Cidadania se destacam em competições de atletismo

Juventude e Esporte
13/06/2023 16h40

A Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno, localizada no bairro Bugio, zona Oeste de Aracaju, tem revelado promessas do esporte a partir do trabalho social realizado na unidade pela Prefeitura de Aracaju com crianças, jovens e adultos nas mais de 15  modalidades ofertadas.

Os alunos de atletismo do complexo poliesportivo mostram bons resultados nas competições de que participam, tanto a nível local, quanto regional.

Na 39ª edição dos Jogos da Primavera, cujas competições de atletismo terminaram nesta terça-feira, 13, os atletas da Estação conquistaram 18 medalhas: 14 de ouro,  2 de prata e 2  de bronze. Além disso, no último fim de semana, no Campeonato Pernambucano de Atletismo, realizado na cidade de Recife, os atletas trouxeram para Aracaju seis medalha, sendo uma de ouro, duas de prata e três de bronze.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destaca como o esporte muda a realidades e possibilita novas oportunidades aos jovens.

“As medalhas nos deixam muito felizes, mas, sem dúvida, saber que o esporte está direcionando essa juventude para um bom caminho, de aprendizado, disciplina, sucesso, é ainda mais satisfatório, principalmente por saber que é através do trabalho que tem sido realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Sejesp”, pontua o gestor.

O professor de Atletismo da Estação, Ozias Pontes, ressalta que essas competições abriram o calendário de disputas já trazendo bons resultados, mostrando que todo o  trabalho que os alunos estão desenvolvendo está sendo positivo, de maneira que eles não se sintam pressionados, mas sim confiantes e tenham entendimento sobre o seu potencial.

“Vamos continuar trabalhando para fazer com que eles compreendam a importância de se dedicarem cada vez mais, porque o atletismo está abrindo portas para essa garotada, que dificilmente muitos deles teriam se não fosse esse trabalho social da Sejesp”, disse o técnico.

Um dos destaque da equipe é a atleta Yasmin Vieira, de 15 anos, que nos Jogos da Primavera deste ano estreou em duas novas provas, 400m rasos e 100m com barreiras, tendo êxito ao conquistar o ouro nas duas ocasiões, além de ter conquistado medalha de prata nos 400m e nos 100m com barreiras durante o Campeonato Pernambucano de Atletismo.

“Fiquei muito feliz, estávamos com a expectativa alta, mas nós tínhamos treinado muito para obter esses resultados e conseguimos. Porém, temos ainda que continuar treinando para melhorar os resultados”, conta atleta.

Com a marca de 29m, quem também conquistou medalha de ouro foi o atleta de lançamento de disco Denzel Menezes, de 13 anos, que ressaltou a importância não só desse resultado, mas de poder estar participando do esporte.

“Pra mim, foi muito gratificante, porque eu consegui o meu objetivo, que era conquistar essa medalha, mas também feliz pelos meus colegas. Por isso, só tenho a agradecer por todo o apoio, por viver essa experiência na Estação Cidadania e por essa chance de praticar uma modalidade e de participar de competições”, revela Denzel.

Os medalhistas de ouro no 39º Jogos da Primavera garantiram a classificação para os Jogos Escolares Brasileiros 2023 (Jebs). Já as conquistas no Campeonato Pernambucano de Atletismo possibilitaram o ingresso dos atletas no Ranking Brasileiro de Clubes da modalidade.

Confira os resultados

39º Jogos da Primavera
 
Ouro
110m com Barreiras masculino B - Eliandro da Silva Santos

100m com barreiras feminino B - Yasmin Vieira Farias

100m com barreiras - Adryan Crystian dos Santos

80m com barreiras - Larissa Araújo de França Damásio

400m rasos feminino B - Yasmin Vieira Farias

400m rasos masculino B -  ngelo Gabriel Gomes

800m rasos feminino A - Nathalya Rackelly Santos

800m rasos masculino A - Lucas Gabriel Santos

800m rasos feminino B - Maísha Vitória Aragão

2000m rasos feminino A - Nathalia Rackely Santos

2000m rasos Masculino A - Lucas Gabriel Santos 

Lançamento do disco masculino A - Denzel Menezes

Lançamento do Disco masculino B - Fabrício Gustavo Santos Moura

3000m rasos feminino B - Maísha Vitória Aragão 

Prata
400m rasos masculino B - Eliandro da Silva Santos

Pentatlo feminino A - Laila Fabian de Novaes

Bronze
 
Pentatlo feminino A - Monick Cillene Ramos

Lançamento do Disco feminino A - Keytter Kerolyne dos Santos

Campeonato Pernambucano de Atletismo

Ouro
200m rasos -  ngelo Gabriel Gomes 

Prata
400m com barreiras - Yasmin Vieira Farias 

100m com barreiras -  Yasmin Vieira Farias 

Bronze
400m rasos -  ngelo Gabriel Gomes 

110m com barreiras - Eliandro da Silva Santos

2000m com obstáculos - Maísha Vitória Aragão 

Outros resultados
4° nos 1500m rasos - Maísha Vitória Aragão 

4° nos 400m com barreiras - Eliandro da Silva Santos

4° nos 5000m marcha atlética - Vitoria Lima Santos

5° nos 3000m rasos - Jennifer Bianca  dos Santos