Síndromes gripais: Aracaju mantém 17 UBSs como referência para atendimento pediátrico

Saúde
13/06/2023 19h15

O plano de contingência para atendimento a síndromes gripais na Atenção Primária de Aracaju foi tema de reunião realizada nesta terça-feira, 13, entre gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), voltada à criação de estratégias de enfrentamento à sazonalidade pediátrica a partir de um trabalho compartilhado entre as duas pastas.

Perante o aumento do número de casos de síndromes respiratórios na capital sergipana, acometendo principalmente crianças, o plano de contingência visa ampliar o atendimento a situações de baixa e média complexidade no âmbito das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica que o trabalho será efetivado a partir do estabelecimento de protocolos e referência para esses atendimentos.

“Nós vamos dar seguimento a alguns encaminhamentos nos próximos dias para que iniciemos um trabalho efetivo de referência e contrarreferência, capacitação de profissionais e estabelecimento de protocolos, junto à Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, buscamos realmente fazer o enfrentamento desse momento que estamos vivendo. Atualmente, Aracaju possui 17 Unidades Básicas de Saúde que realizam atendimento a crianças com síndrome gripal de baixa e média complexidade, objetivando a orientação dos pais para levarem as crianças com sintomas leves para as UBSs e os casos graves para os hospitais”, explicou a secretária municipal de saúde, Waneska Barboza.

Nesse contexto, o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou que o trabalho deve ser colaborativo. “A nossa responsabilidade é enfrentar esse momento crítico de forma sinérgica e complementar. O SUS tem uma gestão e responsabilidade compartilhada, tendo um caminho todo que percorre desde a atenção básica até a alta complexidade. Quanto melhor for esse sincronismo, quanto melhor trabalhar essa engrenagem, certamente os resultados serão melhores. A situação merece essa atenção especial e a gente traçou alguns encaminhamentos para esse momento e também pensando para os próximos anos”, frisou.

As 17 Unidades Básicas de Saúde que prestam atendimento a crianças e adultos com síndromes gripais são: Augusto Franco (Farolândia), Geraldo Magela (São Conrado), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Manoel de Souza (Jabotiana), Edezio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Cândida Alves (Santo Antônio), José Machado (Santos Dumont), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Dona Jovem (Industrial), Francisco Fonseca (18 do Forte) e José Calumby (Jardim Centenário), todas com funcionamento das 7h às 19h; as UBSs Osvaldo Leite (Santa Maria), Carlos Fernandes (Lamarão), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Anália Pina (Tamandaré) e João Bezerra (Mosqueiro) funcionarão das 7h às 17h; e a UBS José Augusto Barreto (Japãozinho), das 7h às 16h.

Além das UBSs e hospitais, o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal funciona das 7h às 19h, de domingo a domingo e está localizado na rua Josué de Carvalho Cunha, 2191, no bairro Coroa do Meio. O Centro é referência em acolhimento a pacientes com sintomas gripais e funciona como serviço porta aberta atendendo pessoas de todas as idades. É indispensável apresentar um documento oficial com foto e a carteira do SUS em qualquer das unidades mencionadas. A unidade dispõe de salas de triagem e observação, farmácia, consulta médica e testagem para detecção da covid-19.