Prefeitura aplicará prova diagnóstica de percurso para alunos da rede municipal

Educação
14/06/2023 11h28

Visando obter dados sobre o desempenho escolar dos alunos da rede municipal de ensino, entre os dias 19 e 22 de junho a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), aplicará a Avaliação Diagnóstica de Percurso do ano letivo 2023. A Avaliação de Entrada foi realizada no início do ano letivo 2023, para verificar a situação dos estudantes em relação ao conhecimento dos conteúdos, e a de Saída ocorrerá no final do ano.

A avaliação que será realizada neste mês de junho tem o objetivo de mapear como foi o percurso do aluno no primeiro semestre do ano letivo. Comparando o resultado que virá com o diagnóstico obtido na Avaliação de Entrada, será possível identificar em quais habilidades o estudante teve um melhor desenvolvimento a partir do currículo trabalhado nos primeiros meses de aula, e em quais ainda não houve uma evolução.

As provas contém questões das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, elaboradas com as habilidades referentes ao primeiro semestre letivo do currículo de cada ano/série. Para os alunos do 2º e 3º ano serão disponibilizadas 2h de prova. Já para os estudantes do 4º ao 9º ano, 1h30.

Novidades
Um dos diferenciais nesta avaliação é que a aplicação das provas será dividida por região. Nos dias 19 e 20, as provas ocorrerão nas escolas municipais de ensino fundamental que estão inseridas entre a 1ª e 4ª regiões; já nos dias 21 e 22, será a vez das unidades de ensino da 5ª a 8ª regiões. Segundo o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, Evilson Nunes, a iniciativa tem o objetivo de tornar a logística mais dinâmica e oferecer um acompanhamento mais direcionado por parte dos técnicos da Educação de Aracaju.

"O intuito desta decisão é garantir que cada escola seja auxiliada pelos técnicos da Semed de forma mais minuciosa, fazendo com que as equipes pedagógicas possam estar presentes em todas as unidades de ensino, acompanhando de perto a realização desta ação. Além disso, visa facilitar a distribuição do grande número de aplicadores que são necessários para aplicar as avaliações em cada turma. Esse sistema nos possibilitará um melhor gerenciamento de todo o processo de aplicação", explica o diretor do DEB.

Um outro diferencial para esta aplicação da Avaliação Diagnóstica é que os aplicadores farão o registro do cartão de resposta via QR Code já presente nele. A leitura poderá ser realizada pelo celular, através da internet disponível nas escolas. Com isto, à medida que o aluno conclui a aplicação, é feita a leitura do cartão de resposta. De imediato, os itens marcados já vão para a plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF).

"Esta ação nos trará, também, mais rapidez na obtenção dos resultados. Uma vez que, duas semanas após o lançamento, já teremos todo o resultado da rede disponível para processo de preparação para o  segundo semestre letivo. As escolas realizam a aplicação até o dia 22 e, já na primeira quinzena de julho, ainda durante o período de reforço escolar,  teremos todo o diagnóstico para traçar toda a política que será adotada no segundo semestre", explana Evilson.

Provas Saeb e Saese
Neste ano de 2023, em específico, a Avaliação Diagnóstica de Percurso possibilitará visualizar outro componente: um cenário de quais ações serão necessárias adotar no início do segundo semestre como preparação das avaliações externas para os 2º, 5º e 9º ano, como
o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese).

Conforme afirma Evilson, a partir deste resultado da Avaliação de Percurso a Educação de Aracaju terá condições de mapear quais habilidades serão trabalhadas de forma prioritária para cada grupo de alunos nos primeiros dois meses de aula do segundo semestre. Assim, ele poderá chegar em outubro o melhor preparado possível para a realização das avaliações externas.

A Semed pede a compreensão dos pais para que os alunos não estejam ausentes na escola, principalmente, neste período. "Como o objetivo da avaliação é a verificação de como o estudante se encontra em relação ao desempenho escolar, é importante que ele compareça à unidade de ensino e realize a prova. Precisamos identificar qual a real condição dele neste momento. O estudante não precisa realizar nenhum estudo extra porque nosso intuito é saber qual a real condição deste aluno para traçar as estratégias para o início do segundo semestre. Então o fundamental é que ele compareça e que ele responda o máximo possível", alerta Evilson.

Confira a programação da Avaliação de Percurso:

Dias 19 e 20

1ª Região
Bairros: Lamarão, Soledade, Bugio e Santos Dumont
EMEF MANOEL BOMFIM
EMEF SÉRGIO FRANCISCO DA SILVA
EMEF PROFª LETÍCIA SOARES DE SANTANA
EMEF OLGA BENÁRIO
EMEF DEPUTADO JAIME ARAÚJO

2ª Região
Bairros: Porto Dantas, Japãozinho, Cidade Nova, Palestina e 18 do Forte
EMEF OTÍLIA DE ARAÚJO MACÊDO
EMEF SABINO RIBEIRO
EMEF MINISTRO GERALDO
BARRETO SOBRAL
EMEF OLAVO BILAC
EMEF JOÃO TELES MENEZES

3ª Região
Bairros: Jardim Centenário, Olaria, Capucho, Novo Paraíso e América
EMEF SANTA RITA DE CÁSSIA
EMEF PROFESSORA MARIA THÉTIS NUNES
EMEF MARECHAL HENRIQUE TEIXEIRA LOTT
EMEF ZALDA GAMA
EMEF OVIÊDO TEIXEIRA
EMEF JORNALISTA ORLANDO DANTAS

4ª Região
Bairros: José Conrado de Araújo, Siqueira Campos, Getúlio Vargas e Cirurgia
EMEF PROF. JOSÉ ANTÔNIO DA COSTA MELO
EMEF ALENCAR CARDOSO
EMEF PROF.ª RACHEL CORTES ROLLEMBERG
EMEF PRESIDENTE VARGAS
EMEF ÁGAPE


Dias 21 e 22

5ª REGIÃO
Bairros: Santo Antônio, Industrial, São José, Suissa, Pereira Lobo, Ponto Novo e Jabotiana
EMEF MARIA DA GLORIA MACEDO
EMEF PROF. ALCEBÍADES MELO VILAS BOAS
EMEF JOSÉ AIRTON DE ANDRADE
EMEF PRESIDENTE TANCREDO NEVES
EMEF DOM JOSÉ VICENTE TÁVORA
EMEF OSCAR NASCIMENTO

6ª Região
Bairros: Atalaia, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Luzia, São Conrado e Jardins
EMEF ANÍSIO TEIXEIRA
EMEF PROF.ª NÚBIA MARQUES
EMEF PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK
EMEF BEBÉ TIÚBA
EMEF JOSÉ CONRADO DE ARAÚJO
EMEF ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

7ª Região
Bairros: 17 de Março e Santa Maria
EMEF JOSÉ SOUZA DE JESUS
EMEF PROFESSOR LAONTE GAMA DA SILVA
EMEF PAPA JOÃO PAULO II
EMEF PROFESSOR DIOMEDES SANTOS SILVA

8ª Região
Bairros: Aeroporto, Farolândia e Zona de Expansão
EMEF NOSSA SENHORA APARECIDA
EMEF TENISSON RIBEIRO
EMEF PROFA Mª CARLOTA DE MELO
EMEF PROF . FLORENTINO MENEZES
EMEF ELIAS MONTALVÃO
EMEF JOSÉ CARLOS TEIXEIRA