Emsurb realiza nova fiscalização de comércio irregular no entorno da Ceasa

Serviços Urbanos
14/06/2023 13h13

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) efetuou, na manhã desta quarta-feira, 14, uma nova operação para fiscalizar o comércio irregular de itens juninos nas imediações da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa), no bairro Getúlio Vargas. Na ocasião, foi constatado que vendedores ainda permaneciam em seus respectivos pontos de venda, mesmo após a entrega de notificações feita há oito dias pela Prefeitura de Aracaju, fornecendo um prazo de 24 horas para que os mesmos interrompessem as atividades comerciais irregulares no local. 

Além da presença de comerciantes na região, as equipes visualizaram que estruturas utilizadas para o comércio indevido ainda estavam sendo mantidas no perímetro, inclusive com uso de correntes e cadeados. Após a identificação de que os proprietários não estavam no local, as estruturas foram recolhidas e encaminhadas para um galpão mantido pela empresa municipal, ficando à disposição para retirada. Os demais comerciantes deixaram o espaço, após pedido das equipes de fiscalização, que contaram com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).  

Como alternativa, conforme definido em reunião entre representantes da Emsurb e Ceasa Aracaju, os ambulantes poderão ser alocados para a parte interna do centro de abastecimento ou, ainda, em pontos previamente autorizados para o comércio de milho e fogueira, o que deve acontecer mediante cadastro junto à empresa municipal. 

“Todas essas pessoas estão sendo comunicadas de maneira formal e orientadas a regularizarem sua situação para que possam comercializar seus produtos dentro do que estabelecem as normas de organização dos espaços públicos. Este cumprimento favorece, inclusive, que a Prefeitura consiga manter a livre mobilidade nestas regiões e sem prejuízos causados, também, por um acúmulo muito maior de resíduos que resultam da prática do comércio irregular”, explica o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes. 

O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo, esclarece que novas fiscalizações serão realizadas nos próximos dias “objetivando garantir o devido uso das áreas públicas e evitar toda a dificuldade que é gerada por este tipo de conduta”, reitera.