Prefeitura promove ação teatral para sensibilizar estudantes aracajuanos

Meio Ambiente
14/06/2023 13h54

A Prefeitura de Aracaju, a partir de uma parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 14, a esquete teatral Reinos, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Calumby Filho, bairro 17 de Março. Essas apresentações de teatro permitem que as questões ambientais sejam trabalhadas de forma mais lúdica, principalmente com as crianças. 

A esquete teatral Reinos busca sensibilizar o público infantil por meio de temáticas que abordam os problemas cotidianos do meio ambiente, destacando ações lúdicas que proporcionam interação do grupo de Educação Ambiental da Sema com as crianças e demais colaboradores. Entre os temas abordados estão a coleta seletiva, o descarte irregular de resíduos sólidos e os cuidados com a água e com os animais.

“As ações de Educação Ambiental são fundamentais dentro da Prefeitura de Aracaju para aumentar a conscientização e o engajamento da população na proteção dos ativos ambientais. Dentro dessas ações, contamos com a participação da equipe de teatro, composta por pessoas graduadas ou estudantes de Artes Cênicas, que têm feito um papel extraordinário de levar esse conhecimento sobre o meio ambiente, na forma da encenação de peças e esquetes teatrais”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

As esquetes e peças teatrais da Sema, de acordo com a coordenadora da Educação Ambiental, Paula Ferreira, normalmente são realizadas em escolas da rede municipal, em ambientes públicos e outras instituições. “É uma forma de permitir que elas assimilem as informações de maneira mais envolvente e participativa, e incentivem a reflexão e a compreensão ativa dos temas abordados. Ou seja, o teatro se torna uma poderosa ferramenta educativa para o desenvolvimento do conhecimento e da consciência socioambiental dessas crianças”, frisa Paula.

O ator e assessor do grupo de teatro da Sema, André Marques, afirma que a peça teatral objetiva transmitir a mensagem de maneira simples e acessível, sem utilizar uma linguagem técnica e complexa. "O teatro é uma poderosa ferramenta para envolver e cativar as crianças, elas aprendem sobre reciclagem, cuidados com a natureza, plantio de árvores e até mesmo sobre a maneira correta de lidar com o lixo”, ressalta o ator.

Para a diretora da Emei, Mayra Oliveira de Araújo, foi uma ótima experiência ter a oportunidade de receber o grupo de teatro da Sema com a apresentação Reinos. 

“Já realizamos atividades de jardinagem todas as semanas, ou seja, isso nos permite trabalhar o cuidado com a natureza de forma constante e a apresentação teatral da Sema veio complementar de forma lúdica o nosso trabalho, reforçando ainda mais a importância desse cuidado”, destaca Mayra.