Turistas elogiam ação de receptivo da Prefeitura no aeroporto

Indústria, Comércio e Turismo
14/06/2023 15h16

Aracaju é reconhecida por suas belezas naturais, organização da cidade, qualificada rede de hotéis, bares e restaurantes e a hospitalidade do seu povo. No período dos festejos juninos, quando há um expressivo aumento no fluxo de turistas na capital, essas qualidades ficam mais evidentes. E, para melhorar a experiência dos visitantes que desembarcam no Aeroporto Santa Maria para curtir os festejos na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), promoveu, de 6 a 14 de junho, uma ação de receptivo para envolver os visitantes no clima de festa espalhado por toda a cidade.

Durante os nove dias da ação de receptivo junino, cerca de oito mil pessoas, em sete voos diários de Recife, Guarulhos e Brasília, foram recebidas no desembarque por equipes da Setur com trio pé de serra, casal de dançarino junino, chapéus de palha de brinde, produtos da gastronomia local e material informativo.

A cada dia da ação, turistas de diferentes partes do país se encantaram com a calorosa recepção e não pouparam elogios à iniciativa da gestão municipal. Os vários depoimentos dos turistas elogiando a ação de receptivo da Prefeitura revelam a importância de estratégias de acolhimento que façam os turistas se sentirem bem recebidos e dispostos a alongar a permanência na cidade.

“Nossa hospitalidade é reconhecida em todo o país, todos os turistas que chegam aqui fazem esse destaque e, por isso, quando traçamos uma estratégia de recepção como essa, não apenas reforçamos nosso modo de ser, mas dizemos claramente que Aracaju é um destino diferente e que vale a pena sair de casa para se sentir em casa”, declara o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, satisfeito com a repercussão positiva da ação. 

“Nunca tinha visto isso, é muito especial essa preocupação para que o turista conheça as raízes brasileiras, é muito lindo”, elogiou a turista norte-americana Suely Estanagel, no primeiro dia da ação. 

Na mesma linha, a turista paulista Daniela Tomazi, acompanhada por seu noivo, André Barone, reconheceu a singularidade do receptivo. “Nunca vimos nada igual, em nenhum aeroporto. Já visitamos o Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e em nenhum [aeroporto] tinha isso”, enfatizou.

Com a calorosa recepção da gestão municipal, a imagem do destino Aracaju ganhou visibilidade com as centenas de turistas que desembarcavam diariamente no aeroporto fazendo postagens em suas redes sociais e gerando engajamento com seus seguidores.

Foi o caso de Raquel Ferreira, que veio de Campinas/SP para passar os festejos juninos em Aracaju e ao se deparar com a recepção ao som do ritmo nordestino começou a gravar vídeos para amigos e familiares.

“Amei essa receptividade, esse calor humano com forró e os casais dançando com roupas bem coloridas, é claro que puxei meu aparelho e comecei a gravar para mostrar o que o Nordeste tem”, relata Raquel. 

A paranaense Alessandra Cardoso é professora e autora de livros didáticos e enalteceu o aspecto da divulgação da cultura local para quem chega na cidade. 

“Ser recepcionada com esse gostinho da cultura nordestina é maravilhoso. É a primeira vez que venho a Aracaju e ser recepcionada dessa forma é trazer um pouco desse calor nordestino para o nosso coração”, enaltece Alessandra. 

Ainda no resgate das bagagens, Lourdes Sendon não escondeu sua felicidade com a animação. Ela veio de Campinas com um grupo de sete irmãos para curtir os festejos juninos em Aracaju e, de chapéu de palha na cabeça, caiu no forró.

“Viemos conhecer o São João de Aracaju, nos reunimos pra conhecer essa cidade linda que é Aracaju, vocês estão de parabéns”, declara Lourdes com animação contagiante.

Do Espírito Santo, Renan Henrique desembarcou sabendo dos festejos da capital e da recepção que estava acontecendo no aeroporto. 

“Cheguei sabendo que teria essa rotina de vocês aqui no aeroporto e chegar aqui escutando o forró é uma coisa bem legal, uma sensação muito boa, de bem-estar, é a primeira vez que vejo isso em um aeroporto”, afirma Renan.