Beneficiários do AME participam de qualificação para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
15/06/2023 13h00

A Prefeitura de Aracaju concluiu nesta quinta-feira, 15, as três turmas das oficinas de preparação para o mercado de trabalho ofertadas aos beneficiários do Auxílio Municipal Especial (AME), realizadas em três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital. As oficinas são frutos das ações conjuntas executadas entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria da Assistência Social, com o objetivo de fazer com que a população atendida pelo benefício e que atualmente vive em situação de vulnerabilidade social possa ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. 

As vagas ofertadas são prioritariamente direcionadas aos beneficiários do AME e usuários dos Cras. Nesse primeiro momento, os cursos foram realizados no Cras João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont; Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova; e Carlos Fernandes de Melo, bairro Lamarão. Essas oficinas beneficiaram cerca de 90 usuários com técnicas de confecção de currículos, comportamento em entrevistas de emprego e empreendedorismo. 

Um dos participantes foi Adinael dos Santos Luiz, que destacou a importância dessas ações junto à comunidade. “Nós que estamos recebendo o auxílio não queremos ficar nessa situação para sempre. O que queremos mesmo é poder ter o nosso próprio sustento. O professor foi ótimo e trouxe muitas informações boas, que vou usar na minha vida para que em breve eu possa voltar a ter meu emprego. Vou buscar também estudar e me qualificar em outros cursos, porque só assim eu sei que vou conseguir progredir”, explica.

Atitude também adotada pela dona de casa Eciene Sena. “Nós que somos mães e pais de família precisamos é de oportunidades de trabalho, porque vontade e capacidade nós temos de sobra. Aprendi lições valiosas que abriram meus horizontes e irei aplicar na minha vida, seja para voltar a trabalhar de carteira assinada ou mesmo trabalhando pra mim, porque o que nós queremos é poder levar o sustento para as nossas mesas. Sei que o emprego não está fácil, mas tendo a chance de me preparar é muito melhor”, acredita.

Vagner Bispo foi o orientador de duas turmas e detalhou a sua percepção sobre o público beneficiado. “Nesses dias de capacitação conseguimos identificar as necessidades que as comunidades possuem, pois para a maioria essa oficina de preparação para o mercado de trabalho foi o primeiro contato com esse tipo de conhecimento. É importante que a Prefeitura como um todo saiba como atingir e incentivar para que os cidadãos venham buscar melhorar profissionalmente, além de enxergarem  as suas potencialidades, para que entendam que podem sim melhorar de vida através do seu trabalho, afirma o professor.