Semed inicia aplicação da Avaliação Diagnóstica de Percursos do ano letivo 2023

Educação
19/06/2023 18h50

Nesta segunda-feira, 19, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início à aplicação da Avaliação Diagnóstica de percurso da rede para cerca de 18 mil alunos, do 2º ao 9º ano do ensino fundamental. As provas serão realizadas até esta terça-feira, dia 20, nas escolas do município que estão inseridas entre a 1ª e 4ª regiões; e nos dias 21 e 22, nas unidades de ensino inseridas entre a 5ª e a 8ª regiões.

As provas fazem parte do ciclo de Avaliações Diagnósticas iniciado pela rede em 2022 para a recomposição da aprendizagem após o período de aulas remotas na pandemia, e estão inseridas no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Durante as avaliações, os estudantes responderão questões de Língua Portuguesa e Matemática, elaboradas levando em conta o conteúdo abordado no primeiro semestre do ano letivo de cada ano/série.

"Nesta Avaliação de Percurso vamos avaliar se as nossas medidas executadas desde o início do ano até agora realmente surtiram efeito, se os estudantes estão aprendendo no ritmo que entendemos que deve ser feito e corrigirmos eventuais eventuais rotas que sejam necessárias. Não adianta chegar ao final do ano e verificar que o aluno não se desenvolveu na aprendizagem. É preciso que haja este acompanhamento durante todo o ano", pontua o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.

Segundo o gestor, esta é uma das iniciativas tomadas pela Semed para ofertar ainda mais qualidade no ensino à população da capital. "Recentemente, o Governo Federal lançou uma grande política de alfabetização e o município de Aracaju já atende a todos os requisitos propostos por estes novos princípios. Portanto, nós estamos desde o final da pandemia buscando recompor a aprendizagem dos nossos estudantes e, principalmente, a garantia de que nossos alunos aprendam os conteúdos que devem ser absorvidos na idade certa", explica.

Os alunos do 2º e 3º ano terão duas horas de prova e os do 4º ao 9º ano, uma hora e meia. A partir do diagnóstico obtido, será realizado um comparativo com as Avaliações de Entrada, realizadas no início do semestre, e identificado onde cada discente tem mais dificuldades para que, no segundo semestre, ele faça parte das estratégias traçadas pela Semed e pela escola para elevar seu desempenho.

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, localizada no bairro Bugio, Karine Melo conta que conversou com os alunos e suas famílias a respeito da importância desta avaliação para a qualidade na aprendizagem e benefício de toda a comunidade escolar. Assim como na unidade de ensino, na semana anterior à aplicação das provas, mães e responsáveis por ealunoss da rede foram alertados quanto à necessidade da presença do aluno na sala de aula, principalmente, nestes dias de prova.

"É através destes resultados que podemos fazer um planejamento mais assertivo e tenta usar as estratégias, junto ao professor, para que o aluno avance, porque a intenção é que ele aprenda. Antes dos dias das provas a gente faz toda a mobilização na escola para que ninguém falte, a não ser que seja por um motivo maior. Enviamos comunicado por escrito aos pais e também trabalhamos essa questão com o aluno. Pelo fato deste tipo de prova já estar sendo realizada há algum tempo, percebemos que as mães e responsáveis já estão atentos a isso", relata Karine.