Prefeito acompanha entrega de título de cidadão sergipano ao general Marcelo Guedon

Agência Aracaju de Notícias
19/06/2023 18h02

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta segunda-feira, 19, da sessão especial de entrega do Título de Cidadania Sergipana ao comandante da 6ª Região Militar, o general Marcelo Arantes Guedon. Realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a homenagem foi concedida por indicação do deputado estadual e presidente da Casa, Jeferson Andrade. 

“A entrega de título de cidadão sergipano ao general Marcelo Arantes Guedon, que comanda a 6ª Região Militar, é uma justa homenagem, seja por sua carreira nas Forças Armadas, seja pela atuação do 28º Batalhão de Caçadores em nosso Estado. Por isso fiz questão de vir a esta solenidade para enaltecer o mais novo cidadão sergipano”, declarou o prefeito.

Em seu discurso, em nome de Jeferson Andrade, o deputado estadual Cristiano Cavalcante ressaltou que o título de cidadania “é a honraria máxima concedida a quem não é sergipano”. Ao destacar a trajetória do general, o deputado enalteceu o currículo do comandante da 6ª Região Militar, a quem definiu como um “intelectual da carreira militar e um homem brilhante”. “Por tudo o que realizou até hoje, o general Marcelo Arantes Guedon, possui todas as condições de receber esta merecida homenagem", frisou.

O novo cidadão sergipano afirmou que “se sente muito feliz e orgulhoso com este título”. O general Marcelo Arantes Guedon relacionou a honraria com o trabalho desenvolvido “ao longo dos anos, pelo 28ª Batalhão de Caçadores, que é um exemplo para o exército brasileiro nas relações institucionais que estabelece” .

O homenageado também expressou gratidão à Casa Legislativa pelo reconhecimento ao seu trabalho nas Forças Armadas, assim como “a amabilidade deste povo do qual também passou a pertencer”. “Representarei os sergipanos com orgulho”, enalteceu.

Trajetória 

Marcelo Arantes Guedon iniciou sua carreira militar em 1982, no 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante a Oficial da arma de Engenharia em 1988, sendo classificado no 4º Batalhão de Engenharia de Combate, em Itajubá, Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória, também desempenhou funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ambas no Rio de Janeiro.

Como oficial-superior, foi oficial de Estado Maior do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, na Paraíba; comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Construção, em Teresina, no Piauí; comandante do Destacamento Guarulhos, em São Paulo; e comandante do 3º Grupamento de Engenharia em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Já como oficial-general, foi chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Nordeste; comandante do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, na Paraíba; diretor de Obras Militares e diretor de Obras de Cooperação em Brasília.