Forró Caju 2023: Prefeitura garante segurança reforçada para o evento

Defesa Social e Cidadania
22/06/2023 11h41

O esquema de segurança preparado para o Forró Caju 2023, na praça Hilton Lopes, região dos mercados centrais de Aracaju, contará com atuação integrada e estratégica dos órgãos do estado e do município. Com o reforço das equipes de vigilância desarmada e bombeiros civis, trabalharão na festa, aproximadamente, 500 agentes de segurança, por dia. Além do amplo efetivo, o espaço será monitorado a partir de câmeras de videomonitoramento, com tecnologia de identificação facial.

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que estará concentrada, especialmente, no perímetro interno do evento, com 250 guardiões, diariamente, realizará patrulhamento preventivo e ostensivo, na arena, com suporte da unidade móvel de videomonitoramento, monitoramento aéreo com utilização de drones, cães farejadores, plataformas elevadas e o reforço da segurança nos terminais do transporte público.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, salienta que foram instaladas 65 câmeras na área do evento, de alta resolução (HD) e alto alcance, com rotação 360°. "Esse recurso é utilizado de maneira estratégica e não deixa espaços de sombra na festa. Os equipamentos possuem tecnologia de identificação facial, o que torna as ações das equipes de segurança rápidas e efetivas, proporcionando interlocução imediata com as equipes da Polícia Civil diante da identificação de pessoas que estejam em desconformidade com a lei ou que, porventura, pratiquem atos ilícitos", explica.

As equipes da Polícia Militar de Sergipe farão a segurança no entorno da festa, com cerca de 100 policiais por dia. Já a Polícia Civil também manterá um posto avanço no local para registro de boletins de ocorrência, prisões em flagrante e outras providências que sejam necessárias. As ocorrências envolvendo grupos vulneráveis serão encaminhadas ao plantão do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). Também se fará presente no evento equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

Entrada

Para garantir a tranquilidade do público, haverá controle de entrada com revista realizada pelas equipes de segurança desarmada, nos três portões de acesso ao evento, com utilização de detectores de metal e acompanhamento através das câmeras com identificação facial.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que não será permitida a entrada de objetos que possam representar riscos. "Está vedada a entrada de objetos perfurocortantes, garrafas e outros objetos de vidro. Também não será permitida a entrada no espaço da festa caixas de isopor e cooler,  pois em um evento dessa magnitude pode dificultar a locomoção em caso de emergência", frisou.

A cabine de desarmamento está em local estratégico. "Não será permitida a entrada de armas de fogo. Os policiais ou demais profissionais da segurança que vierem curtir a festa deverão se dirigir à cabine do desarmamento que estará instalada no local", destaca o tenente-coronel Silvio Prado.

Lotação
A lotação dos espaços será monitorada tanto nas estruturas montadas, como camarotes, quanto na arena. Serão utilizados drones para captação de imagens aéreas que subsidiarão a tomada de decisão para eventual necessidade de controle de acesso. Também haverá contagem de público nas entradas da festa, com a utilização das câmeras.

"Contamos com um espaço amplo. Todas as medidas que venham a ser adotadas visarão a segurança do público, para que tenhamos uma festa tranquila. O fechamento de portões é uma medida extrema, que só será efetivada mediante necessidade avaliada pela organização do evento", completa o secretário Silvio Prado.

Patrulha Maria da Penha
Integrando as ações da Prefeitura de Aracaju para coibir a violência contra a mulher, a Guarda Municipal de Aracaju manterá um posto avanço de apoio à mulher vítima de violência no espaço do evento.

O diretor da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, reforça que essa estratégia visa coibir crimes contra as mulheres, assim como objetiva oferecer atendimento especializado. "Para qualquer situação que possa ocorrer, inclusive relacionada a importunação sexual, teremos as equipes da Patrulha Maria da Penhas, na base móvel de videomonitoramento, para atendimento especializado. Após o primeiro contato e identificação do agressor, poderá haver condução à delegacia da Polícia Civil que estará montada no espaço do evento", destaca.