Aracaju conclui aplicação da Avaliação Diagnóstica de Percurso na rede municipal

Educação
22/06/2023 17h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), concluiu mais uma ação que visa fortalecer a alfabetização na capital e fomentar a recomposição da aprendizagem entre os estudantes da rede. Da segunda-feira, 19, até esta quinta, 22, o município realizou a Avaliação Diagnóstica de Percurso do ano letivo 2023, aplicada a alunos do 2º ao 9º anos das escolas de ensino fundamental.

O objetivo da Avaliação de Percurso é identificar e mapear a situação dos estudantes em relação ao conhecimento dos conteúdos passados neste primeiro semestre do ano letivo. Os alunos responderam a provas com questões das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

Um diferencial desta edição foi a divisão dos dias de aplicação por áreas: as escolas municipais de ensino fundamental que estão inseridas entre a 1ª e a 4ª regiões realizaram nos dias 19 e 20; já nos já as unidades de ensino da 5ª a 8ª regiões, nos dias 21 e 22.

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, afirma que esse ciclo de avaliações, iniciados em 2022, com o retorno das aulas presenciais após os dois primeiros anos de pandemia, tem sido fundamental para o planejamento e execução de estratégias da rede. São elas que, segundo ele, têm norteado as ações da Semed no ensino fundamental.

“Ainda estamos em um processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia e a Avaliação Diagnóstica de Acompanhamento da Aprendizagem dos Estudantes tem sido um pilar central deste processo. Todos os anos, na primeira semana ou quinzena de aula, os alunos do ensino fundamental fazem uma prova para permitir verificar um panorama fidedigno de como está a rede em relação à alfabetização e ao desempenho no aprendizado”, afirma o gestor.

O resultado destas provas será comparado com a Avaliação de Entrada, aplicada no início do ano, pela Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed). Assim, será possível verificar as habilidades em que o aluno teve um melhor desenvolvimento a partir do conteúdo trabalhado durante o primeiro semestre e onde houve mais dificuldade.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izabel Cristina Santos Silva, localizada no Centro, as provas foram aplicadas nestes dois últimos dias. A diretora da unidade de ensino, Daniela Nascimento, conta que as avaliações têm sido de fundamental importância para a aprendizagem de todos os alunos da rede.

“E agora nessa avaliação veio a inovação que foi a questão do QR Code. Os aplicadores utilizam apenas o aplicativo no celular e fazem uma correção automática, com a leitura do código. Isso torna mais prática essa iniciativa tão importante, principalmente para que sejam formadas as turmas do reforço escolar. Com ele, muitos alunos saem do nível um e passam até pra o nível três ou nível quatro na habilidade em ler. Esses processos utilizados pela Secretaria facilitam a vida pedagógica e fortalecem a aprendizagem dos alunos de toda a rede”, expressa a diretora.

Neste ano de 2023, em específico, a Avaliação Diagnóstica de Percurso possibilitará visualizar outro componente: um cenário de quais ações serão necessárias adotar no início do segundo semestre como preparação para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese).

“A partir deste resultado da Avaliação de Percurso, a Semed terá condições de mapear quais habilidades serão trabalhadas de forma prioritária para cada grupo de alunos nos primeiros dois meses de aula do segundo semestre. Desta forma, em outubro os estudantes estarão mais bem preparados em relação às avaliações externas”, pontua o diretor do DEB, Evilson Nunes.