Forró Caju 2023: inclusão está garantida com Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
22/06/2023 15h00

Para garantir inclusão no Forró Caju 2023, a Prefeitura de Aracaju disponibilizará, mais uma vez, na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais, o Camarote da Acessibilidade, cuja estrutura foi vistoriada nesta quinta-feira, 22, por representantes da Secretaria da Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec).

O Camarote da Acessibilidade é uma área adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que dá acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao evento. O espaço tem a capacidade para 80 pessoas por noite, sendo 40 pessoas com deficiência (PcDs) e 40 acompanhantes.
 
O coordenador da Proteção Social Especial, Edilberto Filho, explica que a vistoria faz parte dos preparativos finais para o Forró Caju, de modo a garantir a inclusão e direitos às pessoas com deficiência durante as sete noites da programação, que vai de 23 a 29 de junho.

"A Secretaria da Assistência Social de Aracaju junto com o CMDPcD, pensando em garantir o melhor conforto, acesso prioritário e, consequentemente, colocar em prática o que é exigido pelas normas de garantia de direitos da pessoa com deficiência, fazemos essa vistoria para ajustar os mínimos detalhes, para que tudo ocorra de forma correta e mostra, mais uma vez, que a gestão cumpre com a garantia da plena cidadania", disse.

Para a presidente do CMPcD, Natália Vasconcelos, o Camarote da Acessibilidade garante um espaço confortável para que a pessoa com deficiência tenha total autonomia durante o período em que estiver aproveitando os shows.

"Com o camarote na estrutura que foi montada, o cadeirante não precisará de ajuda e terá toda autonomia. Caso seja necessária alguma ajuda, haverá profissionais técnicos durante o evento para dar todo suporte. Além disso, teremos banheiros específicos para as pessoas que estiverem usando o espaço e assim estará tudo em conformidade para que eles tenham uma festa maravilhosa", garante a presidente.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, afirma que, como ocorre em todos os eventos realizados pela Prefeitura, 48 horas antes do início do evento é realizada uma vistoria da qual participam pessoas com deficiência, "seja cadeirante, pessoas com deficiência visual, para realizarmos os testes no camarote e com tempo hábil fazermos os ajustes necessários". "Foram verificadas algumas necessidades de alterações no espaço e estas pendências só conseguimos identificar quando trazemos a pessoa com deficiência, o Conselho Municipal e assim o camarote fica o mais seguro possível durante o evento", explica.

Como acessar
O Camarote da Acessibilidade é um espaço exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que conta com rampa de acesso, piso tátil de alerta, cadeiras e banheiros exclusivos. 
 
Para acessar, as pessoas podem se dirigir diretamente ao Camarote durante o evento, portando um documento que comprove a deficiência e o acesso será liberado.