Ministros de Estado são recebidos em clima de Forró Caju na plenária do PPA Participativo

Indústria, Comércio e Turismo
22/06/2023 17h05

Nesta quinta-feira, 22, Aracaju sediou a plenária estadual da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024 – 2027, do Governo Federal, evento que aconteceu no Teatro Tobias Barreto. As plenárias representam uma das etapas do PPA Participativo em que a sociedade colabora com sugestões de como o Governo Federal deve aplicar os recursos públicos.

Para receber os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Sílvio Almeida (Direitos Humanos), além da secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, bem como o governador Fábio Mitidieri, o prefeito Edvaldo Nogueira, parlamentares e outras autoridades do executivo e legislativo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), providenciou uma calorosa recepção junina no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria.

O espaço reservado para o desembarque das autoridades se transformou em um arraial junino com trio pé de serra tocando o autêntico forró nordestino e casal de dançarino junino, mostrando como se dança o xote, o xaxado e o baião.

Ministros, prefeito de Aracaju, governador de Sergipe, parlamentares, secretários de estado e do município não se contiveram com o clima junino e interagiram com o trio pé de serra Piauí, entoando as músicas ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona.

“É um momento de muita alegria receber tantos ministros em nossa cidade com uma recepção com sabor junino, com o sabor de Aracaju, com o sabor de Sergipe. E nada melhor do que recebê-los com a força da nossa cultura e deixando um convite para participar do nosso maior festejo junino, o Forró Caju”, disse o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.

Além do trio pé de serra e do casal de dançarino junino, a gestão municipal reservou outra surpresa para os ilustres visitantes: a Marinete do Forro, que conduziu as autoridades para o Teatro Tobias Barreto com muito forró e alegria.

Durante o trajeto, o prefeito Edvaldo Nogueira exibiu seu talento na zabumba, o ministro Sílvio Almeida tocou triângulo e a ministra Simone Tebet adornou a cabeça com um vistoso chapéu de couro, enquanto os demais participantes do passeio cantavam e dançavam.

De acordo com Jorge Fraga, a recepção aos ministros do Governo Federal em clima de São João foi uma importante ação para mostrar a força da cultura junina na capital e fortalecer os laços entre o poder central e a gestão municipal.

“Foi uma recepção de muitas singularidades, uma acolhida calorosa e muito animada. Ministros e demais autoridades puderam comprovar, ao vivo, porque ‘Sergipe é o País do Forró’ e ‘Aracaju a Capital da Alegria’. Com certeza, todos ficaram encantados e isso facilita a compreensão para futuros pleitos junto aos ministros para fortalecer nosso turismo”, pontua o secretário.