Prefeitura de Aracaju participa de Caravana Juventude pela Paz nas Escolas

Educação
22/06/2023 20h42

A Prefeitura de Aracaju participou nesta quinta-feira, 22, da Caravana Juventude pela Paz nas Escolas, uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem o objetivo de difundir uma cultura de paz, tolerância e direitos, bem como prevenir a violência em ambientes educacionais.  

O evento aconteceu no Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, no Bugio, e teve diversas oficinas esportivas e culturais, além de palestras, apresentações e debates sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Participaram da Caravana 375 alunos da rede municipal de ensino, vindos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Santa Rita de Cássia e João Teles de Menezes. 

No local, a Prefeitura de Aracaju também montou um ponto de vacinação, uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e garantir mais proteção à saúde da população aracajuana.

O secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, representou o prefeito Edvaldo Nogueira no evento e falou sobre a importância da manutenção de ações que garantam a paz nas escolas.

“Nós, sergipanos, passamos por momentos de união, para que nossas escolas continuassem sendo lugares de paz, de aprendizado e de amor. Estar aqui junto com o gabinete do Presidente da República, com a ministra da Educação e com demais autoridades de Brasília significa muito para nós. Significa que, neste momento, além de podermos contar com apoio indissociável do Governo do Estado, a Secretaria Municipal da Educação e a Guarda Municipal de Aracaju, lideradas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, também podem selar esse pacto pela paz com o Governo Federal”, ressaltou Ricardo.

A professora Meire Barros, que acompanhou os alunos da Emef João Teles de Menezes, conta que a experiência de participar da Caravana proporcionará diversos benefícios para os seus alunos. "Foi tudo maravilhoso. Eles participaram de várias oficinas e brincadeiras, assistiram uma peça de teatro sobre o bullying. Foi interessante porque viram na representação o que pode acontecer na escola por causa de bullying, foi bom para abrir os olhos de todos e para entenderem que a escola é um lugar de paz", conta a professora.

Vacinação
Como estratégia para ampliar a cobertura vacinal na cidade, a Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS) levou o serviço de vacinação para o público da Caravana Juventude pela Paz nas Escolas. Durante a ação, a SMS ofertou as vacinas contra Meningocócica ACWY; dT Hpv; Tétano duplo adulto; Hepatite B; Tríplice Viral; Influenza e Covid-19, para todas as pessoas a partir dos nove anos.

Participações
A Caravana Juventude Pela paz nas Escolas contou com a presença da secretária municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, a ministra interina da Educação, Izolda Cela, o vice-governador de Sergipe e secretário estadual da Educação, Zezinho Sobral, entre outras autoridades.