Forró Caju 2023: Emsurb realiza últimos ajustes para abertura do evento

Serviços Urbanos
23/06/2023 17h00

As horas que antecedem o início do Forró Caju 2023, um dos eventos juninos mais aguardados pelos aracajuanos, são marcadas por agilidade e concentração para o alinhamento dos últimos detalhes. Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju promove os acabamentos finais no que se refere à limpeza e organização do comércio ambulante, abrangendo as áreas interna e externa do evento que tem início nesta sexta-feira, 23, na praça de eventos Hilton Lopes, no Centro, e segue até 29 de junho. 

No esquema montado para garantir o ordenamento dos espaços públicos, os trabalhos das equipes começaram ainda na quinta-feira (22), com a demarcação dos 194 pontos de vendas. Para esta finalidade, a Emsurb buscou uma distribuição por segmentos e em posições que não comprometam a passagem do público. Durante as atividades comerciais, os ambulantes deverão cumprir regras como a utilização das credenciais de identificação, a não comercialização de bebidas em recipientes de vidro, entre outras que serão asseguradas através de um efetivo de 130 fiscais que atuarão nos sete dias de evento. 

A comerciante Erika Danielle dos Santos já está com tudo pronto para atender os fregueses e reconhece a importância do trabalho de fiscalização no decorrer dos shows. “A organização como sempre está de parabéns, a Emsurb representando bem e dando o seu melhor. Em questão de limpeza mesmo não temos do que reclamar. Tudo realmente ótimo", declara a vendedora de bebidas. 

Também já estão finalizadas as atividades relacionadas à limpeza, com a disposição de equipamentos que serão utilizados pelos forrozeiros para o descarte de resíduos. Ao longo de todo o dia, equipes de varrição fizeram os últimos repasses tanto na praça de eventos dos mercados centrais,  como no seu entorno. Há pelo menos duas semanas, a Emsurb deu início a uma grande força-tarefa na região, intensificando os serviços de coleta de lixo nas ruas, capinação manual e mecanizada e a sinalização dos meios fios, ampliando a segurança de motoristas e pedestres. 

Em se tratando dos mecanismos para coleta, apenas com contentores, a Emsurb disponibilizará um total de 120, distribuídos em formatos de ilhas e que podem receber resíduos comuns, incluindo o lixo úmido. Para os reutilizáveis, o depósito poderá ser feito em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que estão alocados nas áreas interna e externa. As frentes operacionais contarão ainda com veículos compactadores e caixas estacionárias de 5m³ que facilitarão o acondicionamento de um volume maior de rejeitos, além de cinco caminhões-pipa que farão a lavagem dos espaços e dos 160 banheiros químicos ofertados à população.  

A programação antecipada e a logística montada pela gestão municipal receberam elogios da aracajuana Rivanete Rocha, que aproveitou os momentos que antecedem o evento para registrar fotos com a família. 

"Assim que chegamos, vimos logo o colorido da festa, a Emsurb com toda a organização, limpeza. Então está tudo perfeito. Agradeço demais ao nosso prefeito Edvaldo Nogueira e digo a todos que venham, tragam a sua família,  porque festa boa com alegria e segurança vai ser aqui no Forró Caju", comenta animada. 

O diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida, explica como se darão os serviços operacionais programados para o evento, de modo a não somente assegurar a manutenção dos espaços no decorrer dos setes dias de festa, como também manter a organização do local nos demais horários. 

“No turno da noite, equipes serão mantidas para que sejam feitos os repasses e evitar um acúmulo maior de resíduos no fim da festa. À partir das 6h, entra o mutirão para limpar todos os resíduos provenientes da festa e fazer a higienização dos espaços. Neste sentido, estamos trabalhando com uma estimativa de 4,5 toneladas por noite. O que for retirado dos PEVs seguirá para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), que, num alinhamento feito com a Emsurb, também disponibilizará equipes próprias para o recolhimento deste tipo de material", explica.

"Na parte de fiscalização, seguiremos atentos também a toda e qualquer anormalidade ou situações que descumpram as regras para uso do espaço público, todas elas devidamente repassadas aos comerciantes”, complementa o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes. 

Quem também está satisfeita é Noelia Rodrigues Cruz, que vislumbrava cada detalhe da festa ao lado da filha Sofia, de 9 anos. "Tá tudo muito bem feito, organizado e de bom gosto como sempre. Forró Caju vem, mais uma vez, arrasando e o meu desejo é que todos se divirtam porque, de fato, está tudo muito bom e a Prefeitura está de parabéns", expõe a dona de casa que pretende curtir a festa ao lado da família.