Forró Caju 2023: ações preventivas de segurança marcam início dos festejos

Guarda Municipal
25/06/2023 01h37

A segurança do Forró Caju 2023 tem sido marcada pelas ações preventivas desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), antes mesmo da abertura dos portões ao público por volta das 18h. Inicialmente, cães farejadores do Grupamento de Operações com Cães (GOC) são empregados diariamente na busca de possíveis materiais ilícitos, como drogas e armas, que porventura possam ter sido deixados durante o dia.

“Diariamente empregamos nossos cães farejadores em toda a área do evento, com atenção especial, aos locais mais ermos ou de mais difícil acesso, como banheiros e área das barracas. Locais em que, sem a ajuda do animal, seria praticamente impossível a busca desses materiais. Graças a essa atuação, inibimos a entrada de armas e entorpecentes, assegurando uma festa tranquila para todos”, explica o coordenador do GOC, GM Ayslan Albert.
 
Além do emprego dos cães, outro aspecto muito importante, é a revista minuciosa realizada nos três portões de acesso ao evento. Realizada por agentes de uma empresa de segurança privada, essa importante iniciativa é fiscalizada e orientada por guardas municipais, devidamente selecionados para esse fim, cabendo a estes também, avaliar conjuntamente com as equipes da Defesa Civil a capacidade máxima de público da arena.

“Nossa atuação nos portões de acesso se dá em parceria com os agentes da empresa de segurança privada, que realizam a revista com o auxílio de detectores de metal. Atuamos na retaguarda, como apoio para casos especiais que precisem de uma intervenção mais enérgica, como no caso de fechamento dos portões, ou quando pessoas insistem em adentrar o espaço do evento com objetos não permitidos, como perfurocortantes, vidros ou isopores”, destaca o subinspetor J. Paulo, coordenador da segurança nos portões.

Tão importante quanto essas ações primárias é o policiamento ostensivo/preventivo realizado pelas equipes que atuam nos elevados de observação e nas patrulhas itinerantes, apoiados pelas imagens de videomonitoramento captadas pelas 65 câmeras espalhadas pelo circuito do evento.

Os guardiões que atuam nesses locais estão diretamente no meio do público, circulando pelos espaços da arena, intervindo em situações que demandem uma intervenção rápida e proativa, resguardando a segurança de todos, como enfatiza o diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça.
 
“Nossa principal atuação se dá na frente dos palcos onde há uma maior concentração de público por metro quadrado. Nesses locais, se faz necessária nossa presença constante, por meio das patrulhas e das equipes de apoio nos elevados de observação. Estes, geralmente são os primeiros a visualizar possíveis situações de distúrbio, acionando as equipes que atuam no ‘chão’, para que no menor espaço de tempo possível haja o deslocamento até o local indicado a fim de fazer cessar a ocorrência, tudo isso aliado ao trabalho que é desenvolvido em nossas duas centrais de videomonitoramento, garantindo que nenhuma área do evento esteja desguarnecida. Mesmo que não haja a presença física de nossos guardiões em determinado local, as câmeras estão ali para registrar e acionar, sempre que necessário as patrulhas”, esclarece Mendonça.