Forró Caju 2023: atuação integrada da segurança proporciona tranquilidade ao público

Defesa Social e Cidadania
26/06/2023 02h20

Milhares de pessoas já passaram pela praça Hilton Lopes nos três primeiros dias de programação do Forró Caju 2023. Com ampla estrutura, organização e segurança, o evento proporciona conforto e tranquilidade ao público que comparece para prestigiar as atrações da festa na capital sergipana.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o trabalho integrado dos órgãos da segurança tem ocorrido com efetividade. "O esquema de segurança ocorre conforme o planejado e proporciona um balanço positivo nesses primeiros dias de programação, mostrando que a organização da festa tem sido destaque e todo o planejamento tem surtido efeito", frisou.

Ao todo, 500 agentes da segurança são empregados, por noite, no Forró Caju 2023. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com 250 guardiões, atua no perímetro interno do evento e com o reforço da segurança nos terminais do transporte público. Já a Polícia Militar emprega, aproximadamente, 100 policiais no perímetro externo da festa.

A Polícia Civil mantém uma unidade plantonista com delegado e sete escrivães, por noite, na área do evento. Também reforçam a segurança, diariamente, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, mais 80 brigadistas e 120 profissionais de vigilância desarmada.

A segurança estrutural de palcos e camarotes é acompanhada pelas equipes da Defesa Civil de Aracaju, que também verificam a lotação dos espaços, inclusive, com a utilização de imagens captadas a partir de drones.

Videomonitoramento

Com câmeras de alta resolução e rotação em 360°, controladas e monitoradas através da base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju, há visualização detalhada de todos os espaços do evento. O recurso otimiza o trabalho das equipes de segurança, proporcionando agilidade e assertividade para as intervenções, principalmente, preventivas.

"São 65 câmeras, com tecnologia de reconhecimento facial. Esses recursos estão posicionados em pontos estratégicos e garantem cobertura total de toda a arena de eventos", reforçou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania.

Ocorrências

Em três dias de festa, com grande público, apenas duas ocorrências foram atendidas. Entre elas, um caso de violência contra mulher em que o agressor foi identificado e conduzido para a delegacia plantonista. O primeiro atendimento deste caso ocorreu ainda no Posto Avançado de Atendimento à Mulher, com equipe da Patrulha Maria da Penha, que está presente na área do evento, em todas as noites da programação.