Forró Caju 2023 promove Aracaju nacionalmente e movimenta segmentos do trade turístico

Indústria, Comércio e Turismo
26/06/2023 15h41

O Forró Caju 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, é uma festa aguardada pela população e também pelo trade turístico, que vê, na ação da gestão municipal, um grande propulsor para a vinda de turistas à capital sergipana. Os festejos juninos da cidade tiveram início no dia 12, com o São João na Praça, uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com o Sistema Fecomércio/SE-Sesc-Senac, e segue até o dia 29 com a programação de grandes shows na Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais.

Além do São João na Praça e da programação de shows, a gestão municipal realiza várias ações de receptivo junino coordenadas pela Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), como também o Forró nos Bairros, levando a festa para perto dos aracajuanos de vários bairros.

“A Prefeitura planejou o Forró Caju deste ano para ser o melhor de todas as edições e o resultado está nas ruas, com a festa se espalhando por toda a cidade, com grande movimentação de turistas”, enaltece o secretário do Turismo, Jorge Fraga, lembrando que a capital tem liderado a movimentação de passageiros em aeroportos do Nordeste administrados pela Aena Brasil. “Além dos números apresentados pela Aena, a gente percebe a grande movimentação de turistas nos principais atrativos da cidade e em segmentos do trade turístico”, complementa o gestor.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE), a média de ocupação dos leitos no final de semana do São João, compreendido entre 23 e 25 de junho, primeiros três dias de Forró Caju, alcançou 81%. Números, segundo Jorge Fraga, que refletem os investimentos que a Prefeitura de Aracaju tem realizado para a divulgação da cidade no mercado nacional do turismo e as parcerias com o trade turístico, como o Termo de Fomento, no valor de R$1,5 milhão, firmado com a ABIH/SE.

“O trabalho de divulgação é contínuo e sempre que participamos de feiras de turismo, como WTM, ABAV e Festuris, exaltamos a organização da nossa cidade, mostramos nossos atrativos, em folheterias e vídeos, e destacamos os vários eventos que acontecem na capital, em especial o Forró Caju, que é, sem dúvida, o maior festejo junino do estado e está entre os três do Brasil. Mas, além da sua agenda própria de trabalho, a gestão municipal faz parcerias vitoriosas com o trade turístico e o Governo de Sergipe, o que amplia a força da divulgação do Estado como um todo e a chegada de turistas à nossa cidade”, observa o secretário.
 
“Houve um aumento na média de ocupação da rede em relação ao mesmo período do ano passado. Isso, também, se deve às ações colocadas em prática pela ABIH-SE com a divulgação dos festejos na Bahia, em parceria com Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju”, destaca o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho.

Repercussão nacional


Com o início dos festejos juninos na capital, Aracaju ganhou destaque nacional com coberturas de grandes redes de televisão, como no programa Encontro, atração comandada por Patrícia Poeta; reportagem nos telejornais Bom dia Brasil e Jornal Hoje, da Rede Globo; como também, reportagens e entradas ao vivo no São João do Nordeste, na sexta-feira e no sábado, divulgando o Forró Caju nos nove estados que compõem a região.

“O Forró Caju gera essa espetacular mídia espontânea com a força das grandes redes de televisão e influenciadores digitais, que por meio dos seus perfis levam Aracaju para todo o mundo. Outro produto que faz muito sucesso e apareceu muito bem nacionalmente foi a Marinete do Forró, com seus passeios pela cidade e ações de apoio à vacinação, ações de receptivo no aeroporto e pautas com as redes de televisão local para produção de conteúdo jornalístico”, observa o secretário de Turismo de Aracaju.

Com o sucesso da festa, Jorge Fraga planeja fortalecer a divulgação do Forró Caju nos roadshows e feiras nacionais de turismo. “O Forró Caju deste ano será um grande destaque nas ações de divulgação que temos planejadas para este segundo semestre e a edição do próximo ano já começa a ser divulgada a partir de agora em roadshows com a ABIH e nas feiras nacionais de turismo, como a ABAV e o Festuris”, afirma o gestor.