Forró Caju 2023: usuários do Centro Dia acessam Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
27/06/2023 00h41

Com o objetivo de promover inclusão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Assistência Social, levou na noite desta segunda-feira, 26, usuários do Centro Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia) para o Forró Caju 2023, através do Camarote da Acessibilidade. Os assistidos do equipamento socioassistencial da Proteção Social Especial, no âmbito da Média Complexidade, aproveitaram a noite de forró na Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, com conforto e segurança.

A secretária da Assistência Social, Simone Santana, destaca que se trata de usuários que já estão no dia a dia da Assistência Social e que puderam celebrar os festejos juninos de uma forma diferente ao acessarem a maior festa junina da capital, o Forró Caju. “É uma noite de alegria estar com os nossos usuários do Centro Dia. O trabalho do Centro Dia é maravilhoso, de apoio e de inclusão junto às pessoas com deficiência, e conseguimos trazer alguns usuários na noite de hoje para curtir o forró, celebrar esse momento que é o São João e o São Pedro. Eles estão muito felizes e nós mais felizes ainda por tê-los aqui. A alegria deles também contagia a gente”, destaca a gestora.

De acordo com a coordenadora da unidade, Lívia Caroline Menezes, muitos dos usuários não possuem condições de acessar a festa, que celebra a maior cultura do estado de Sergipe. “A Secretaria da Assistência Social busca a inclusão desses usuários. Muitos deles não têm condições de vir para uma festa como essa e é a cultura do nosso estado. Então, a gente quer que todo mundo participe. O Camarote da Acessibilidade é como se a gente tivesse quebrando uma barreira, fazendo com que essas pessoas possam vir, curtir com segurança, com conforto, com comodidade, tranquilidade e com alegria, todos juntos”, diz.

A dona de casa Maria José Santos é irmã de Jorge Assunção, pessoa com Síndrome de Down e usuário do Centro Dia. Ela diz que, desde que soube que iria ao Forró Caju, Jorge demonstrou grande alegria e satisfação.

“Ele ficou muito feliz em saber que vinha para o Forró Caju. Ele gosta de festa, gosta de forró e, para ele, foi uma alegria quando soube que vinha para o Forró Caju. Se o chamar para dançar, ele dança. Ele gosta do Centro Dia, gosta das tias, inclusive, tem uma que ele até chama de mãe. É um lugar e as pessoas são muito especiais para ele”, disse. Já Jorge, fez questão de falar o quanto estava feliz enquanto dançava com a coordenadora da unidade. “Eu estou gostando, estou animado e vou dançar muito hoje”.

A monitora escolar, Edileusa Vieira de Melo, é mãe de Joice Greice Melo Santos, 34, pessoa com espectro autista e usuária do Centro Dia há nove anos. De acordo com ela, apesar de sempre sair com a filha, essa foi a primeira vez que ela esteve no Forró Caju. “É um momento muito maravilhoso, sem palavras para essa oportunidade de trazer ela para o Forró Caju, é um incentivo. A gente vê que tem apoio, segurança, e para o Centro Dia eu tiro o chapéu. Nota mil para eles. Eles são nossa família. Eles acolhem os nossos filhos como se fossem filhos deles. Foi muito bom trazer ela para o Camarote da Acessibilidade, através dessa oportunidade, ela está conhecendo o Forró Caju e está muito feliz. Está até pulando”, pontua a mãe, feliz.

Centro Dia

O Centro Dia, localizado no bairro Pereira Lobo, atende a 34 usuários com idades entre 18 e 59 anos, com deficiências visual, cognitiva e física, e com Síndromes de Down e do Espectro Autista. O equipamento possui uma equipe composta por 14 profissionais, entre eles, educadores sociais e cuidadores. A unidade desenvolve diversas atividades socioeducativas, que tem como principal objetivo o desenvolvimento da autonomia dos assistidos.