Aracaju participa de fórum sobre cidades e comunidades sustentáveis

Meio Ambiente
27/06/2023 11h30
Início > Noticias > 100867

Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), participou do 2° Fórum Municipal sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Barra dos Coqueiros. O secretário do Meio de Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, foi um dos convidados do evento e palestrou sobre os desafios e as perspectivas da Gestão Ambiental Municipal. 

Segundo o secretário, o encontro contribui diretamente para a troca intelectual e prática das secretarias presentes no evento com ênfase nas temáticas de gestão ambiental e o desenvolvimento de cidades sustentáveis.

“Essa palestra foi uma grande oportunidade de reunir acadêmicos, pesquisadores, analistas e membros de entidades ambientais, além da sociedade em geral. O objetivo foi discutir a questão das cidades sustentáveis, algo que implica diretamente na vida das pessoas. Cuidar do meio ambiente é buscar soluções para esses conflitos, preservando a qualidade de vida não apenas para a geração atual, mas também para as gerações futuras”, ressalta Alan.

“Demonstramos como nossas ações se articulam com o planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju, priorizando uma cidade mais inteligente e mais sustentável, onde a qualidade de vida das pessoas é a nossa principal preocupação. É importante ressaltar que cada cidade tem suas especificidades e é necessário fazer adaptações, mas apresentar o que Aracaju tem feito se torna uma fonte de inspiração para essa nova geração de jovens analistas ambientais que estão aqui conosco”, salientou o secretário.

O secretário do Meio Ambiente da Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido dos Santos, acredita que esse tipo de debate, com a presença de secretários de diferentes cidades como Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, é necessário para discutir as questões urbanas de forma mais abrangente.

“Como essas cidades estão localizadas na região metropolitana, tudo o que fazemos tem repercussões positivas ou negativas umas sobre as outras. Portanto, juntos podemos construir um histórico de planejamento urbano que englobe todas as cidades ao nosso redor”, frisa Edson.

“Acho que o secretário de meio ambiente de Aracaju é um exemplo a ser seguido, principalmente por sua competência técnica. Aproveitando essa presença, estamos abrindo o fórum, que terá debates ao longo da semana. Discutiremos o uso de drones no planejamento urbano, agroecologia, agrofloresta, além de abordar questões gerais relacionadas ao meio ambiente e ao licenciamento ambiental”, completa o gestor.