O casal Gilma dos Santos Conceição, 25, e Aparecido Nunes dos Santos, 27, do município de Pacatuba, chegou à Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) no dia 20 de maio em busca de atendimento, após percorrer outras unidades. Com gravidez gemelar e o rompimento da bolsa amniótica, Gilma recebeu atendimento imediato e deu à luz aos gêmeos Tadeu e Tobias. Após 37 dias na unidade, por onde passaram por procedimentos e terapias específicas, recebendo os cuidados da equipe multidisciplinar, o casal retorna para casa com seus dois filhos estabilizados.
Ambos os bebês necessitaram de cuidados específicos, sendo que Tobias apresentou uma cardiopatia grave, ficando por vários dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Em virtude de morarem longe, o casal e o outro bebê permaneceram hospedados na MMLN recebendo o acompanhamento do Serviço Social, com atendimento psicológico e todo o suporte do corpo clínico.
"Todos os dias eles nos explicavam passo a passo cada situação que tanto Tobias, quanto Tadeu enfrentavam. Nós recebemos todas as informações e o apoio das assistentes sociais e dos psicólogos que sempre renovaram a nossa fé e esperança. Hoje, graças a Deus e a esta equipe maravilhosa, estamos levando nossos filhos para casa. Eu serei eternamente grato a todos pelo que recebemos aqui. Fiz uma promessa, e vou cumprir", declarou, emocionado, o pai, ao externar que teria feito uma promessa de sair da unidade de joelhos se saísse com os filhos vivos.
Religioso e membro de uma comunidade católica, Aparecido Nunes surpreendeu a todos e efetivamente cumpriu o prometido, entoando cânticos de gratidão ao percorrer os corredores da unidade de joelhos, comovendo aos colaboradores, pacientes e familiares.
"Agradeço a todos os profissionais, desde o pessoal da limpeza, os técnicos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, recepcionistas e todos os demais com quem dividimos esses dias de nossas vidas. Que Deus os ilumine grandemente. Eu e minha família somos testemunhas do maravilhoso trabalho que fazem aqui", afirmou.
Acompanhamento
De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Unidade Neonatal da MMLN, Monique Daniela Cabral, os gêmeos agora seguem todo o cronograma vacinal e de cuidados específicos, sendo que Tobias terá acompanhamento com cardiologista e receberá uma medicação específica assegurada pelo SUS.
"Ele já sai daqui com o acompanhamento sincronizado, consulta já prevista com o cardiologista no Centro de Especialidades da Secretaria Municipal da Saúde e com a prescrição de medicamentos assegurados pelo SUS", explica a coordenadora.