Forró Caju 2023: Prefeitura potencializa trabalho de prevenção à saúde

Saúde
27/06/2023 15h36

De 23 a 29 deste mês, a Secretaria  da Saúde de Aracaju (SMS) está potencializando junto ao público do Forró Caju 2023 as ações de prevenção do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS). Essa ação visa orientar e conscientizar sobre a necessidade de utilização dos preservativos, além de garantir a distribuição dos insumos preventivos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Débora Oliveira, a cada noite, na área do evento, estão sendo distribuídos cerca de 7.200 preservativos masculino e 300 feminino.

“Durante todas as noites de Forró Caju nós temos uma equipe composta por cinco profissionais realizando a distribuição de preservativos feminino e masculino de uma forma simples. Ao abordar as pessoas, informamos sobre a importância da prevenção e também onde obter acesso para além do preservativo, lembrando que temos as profilaxias pós-exposição sem o uso do preservativo até 72 horas nas UPAs 24h”, detalha a coordenadora.

O casal Camisinha auxilia de forma lúdica a ação educativa, ajudando a chamar a atenção e tornando a abordagem mais interessante para a população. É importante que o público esteja consciente de que o preservativo é a melhor forma de se prevenir contra todas as infecções sexualmente transmissíveis. Os preservativos e anticoncepcionais também são disponibilizados gratuitamente em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

Atendimento médico garantido
O Posto Médico Avançado estruturado pela Prefeitura de Aracaju no Forró Caju 2023 funciona todos os dias, das 19h às 5h, e conta  com oito leitos, sendo dois leitos de estabilização, uma maca móvel e seis poltronas para medicação rápida. Por noite, atuam 20 profissionais, entre gestores, médicos, equipe de enfermagem, administrativo, segurança e serviços gerais. Os hospitais das redes pública e privada da capital funcionam como retaguarda. Para suporte básico fixo a possíveis transferências, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também está presente diariamente na festa.

Além do atendimento médico, a SMS levou ao evento o serviço de vacinação contra covid-19 e influenza para pessoas com idade a partir dos 12 anos. Os imunizantes estão disponíveis, das 19h às 2h, ao lado do Posto Médico. Para se vacinar, é necessário estar de posse de um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.