Prefeito Edvaldo acompanha agenda de embaixador irlandês em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
27/06/2023 17h11

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta terça-feira, 27, a agenda do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, em Aracaju. Ao lado do governador Fábio Mitidieri e do representante do país europeu, o gestor da capital participou de uma visita guiada às instalações do Palácio Museu Olímpio Campos, cujo foco foi apresentar a história de Sergipe ao embaixador, assim como a importância política e cultural do prédio. Na ocasião, também foi firmado um convênio entre o Governo do Estado, o Banco do Estado de Sergipe, Banese, e a empresa Mulvi, para garantir condições especiais aos microempreendedores sergipanos que utilizam máquinas de cartão.

"É com muita honra que recebemos o embaixador da Irlanda no Brasil,  Séan Hoy, que está em nossa capital para um intercâmbio cultural entre a Embaixada Irlandesa e o Governo de Sergipe. Hoje pela manhã, ele teve a oportunidade de visitar o município de Divina Pastora para conhecer a renda irlandesa e toda a cadeia de produção dessa peça artesanal, tão importante para o nosso estado, e logo depois pudemos apresentar ao embaixador a rica história de Sergipe", destacou Edvaldo.

O prefeito também considerou que o fortalecimento dos laços entre Sergipe e a embaixada demonstra o empenho da administração estadual para ampliar a divulgação da renda irlandesa, considerando o seu potencial comercial. "A renda irlandesa já é um patrimônio do nosso estado, conhecido no Brasil e internacionalmente. Com toda certeza, com essa parceria que está sendo firmada, essa propagação será ainda maior, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento do artesanato e da economia sergipana. Portanto, quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri por esta importante iniciativa", afirmou.

O governador Fábio Mitidieri explicou como se dará o convênio com condições especiais aos microempreendedores que utilizam a maquininha de cartão para comercializar. "O objetivo é que as máquinas sejam usadas pelos artesãos e que eles tenham acesso às taxas diferenciadas para comercialização dos seus produtos. Além disso, eles também terão condições diferenciadas no banco para a economia solidária. Com isso, esses microempreendedores poderão rodar o Brasil vendendo seus produtos, suas artes, contando com o apoio do Banese que passa a ser o banco do artesão sergipano", detalhou o governador.