Forró Caju 2023: Emsurb intensifica fiscalização para garantir segurança ao público

Serviços Urbanos
28/06/2023 13h31

Objetivando ampliar a segurança de aracajuanos e turistas que marcam presença no Forró Caju 2023, evento que acontece na Praça de Eventos Hilton Lopes, situada entre os mercados centrais, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem intensificado suas as ações de fiscalização. 

Passado-se cinco dias desde do início dos shows, as equipes já apreenderam mais de 200 itens, entre garrafas de vidro, bolsas e caixas térmicas, objetos estes que não podem ser levados pelo público para a área interna do evento, conforme as regras estabelecidas pela Prefeitura de Aracaju para garantir maior tranquilidade e segurança. 

“O intuito é continuar assim nesses últimos dias de festa, buscando sempre orientar e prevenir, ao máximo, que as normas de segurança e organização sejam descumpridas e que o Forró Caju continue sendo essa festa democrática e que é referência dentre os eventos juninos realizados no estado, nesta época do ano”, pontua o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Conforme a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), grande parte das apreensões ocorreu na noite desta terça-feira, 27. Atuando nos dois turnos, durante toda a festa, os fiscais auxiliam no controle da entrada de pessoas ao espaço, evitando o acesso com coolers, isopores ou similares; objetos perfurocortantes; garrafas e copos de vidro, tal como fogos de artifício. 

“Esse trabalho é feito nas áreas de acesso do público e também com os comerciantes, onde momentos antes do início da festa, nossas equipes realizam este trabalho de vistoria nas estruturas de bares, tendas e dos ambulantes com isopor, justamente para evitar o uso de qualquer material feito de vidro, reforçando a segurança para quem vem curtir as apresentações”, explica o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo. 

Além da segurança, as equipes seguem atentas também ao devido ordenamento dos ambientes de uso coletivo. Para isso, os 130 fiscais que atuam no Forró Caju permanecem a postos no que se refere ao uso das credenciais de identificação, por parte dos vendedores ambulantes cadastrados e sorteados, evitando, ainda, o exercício das atividades comerciais fora dos pontos demarcados previamente. Neste ano, 194 comerciantes estão autorizados para vendas na área interna do evento.