Prefeitura lança aplicativo para assinatura eletrônica de documentos internos

Fazenda
28/06/2023 16h18

Nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Fazenda, apresentou a nova solução mobile que irá compor o processo de trabalho das equipes de execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial: o aplicativo “Assine Aqui”. Regulamentada pelo Decreto nº 7.200, de 26 de junho/2023, a ferramenta permitirá que autoridades e usuários autorizados assinem digitalmente, de maneira segura e prática, documentos que tramitam no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município.

O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, apresentou a novidade e destacou que a disponibilização do aplicativo é mais uma conquista nessa busca pela modernização da gestão pública em Aracaju. "Uma modernização que utilize a tecnologia como uma aliada, acompanhe as mudanças do mercado e, especialmente, garanta a segurança e a confiabilidade dos procedimentos. Essa jornada não se iniciou agora, temos trilhado esse caminho desde o início da gestão, e muito do que já vem sendo aplicado é fruto não só das exigências dos órgãos de controle, mas das necessidades apontadas pelas nossas equipes”, ressaltou.

A ferramenta é integrada ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Financeira e Controle (Siafic), os documentos poderão ser assinados eletronicamente e, automaticamente, disponibilizados no sistema, possibilitando unir a informação contábil e patrimonial ao respectivo documento. “Sem dúvida, Aracaju está em um patamar diferenciado da grande maioria dos municípios. Vemos nas discussões municipalistas a grande dificuldade na adaptação e aplicação de determinadas normas, o que nos coloca em uma posição confortável, tendo em vista o trabalho de longa data que temos executado”, pontuou.