Forró Caju 2023: comerciantes dos mercados centrais elogiam força-tarefa de limpeza

Serviços Urbanos
28/06/2023 20h34

Nesta quarta-feira, 28, véspera de São Pedro, a Praça de Eventos Hilton Lopes é o cenário de mais uma noite do Forró Caju 2023. Em paralelo ao trabalho que vem sendo realizado pelos órgãos municipais, as equipes operacionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão atuando na limpeza para garantir maior conforto e segurança para os aracajuanos e turistas que curtem o sexto dia de festa. Desde as primeiras horas da manhã, a limpeza ganhou reforço e 110 garis e margaridas atuaram, coletando 8,2 toneladas. 

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a maior preocupação da gestão foi não deixar a festa atrapalhar a rotina de quem frequenta e trabalha na região dos mercados. “Não alteramos o funcionamento dos espaços nesse período festivo e ainda aumentamos o operacional de limpeza para que tudo fluísse da mesma forma. Temos muita gente trabalhando para manter a área limpa e organizada. Na manhã desta quarta retiramos o maior quantitativo de resíduo desde o primeiro dia, mais de 8 toneladas da praça Hilton Lopes e do entorno”, pontuou.

O maior público desta edição foi registrado na última terça-feira, 27, com 80 mil pessoas curtindo as atrações locais e nacionais que fizeram parte do evento, e todos os esforços dos agentes de limpeza são reconhecidos pelos comerciantes que trabalham na região. É o caso de Givaldo Zacarias que vende artesanato há anos no mercado e não poupou elogios ao trabalho da Prefeitura de Aracaju. “Não tenho o que questionar da limpeza, muito menos do trabalho que vem sendo feito pela equipe. Tudo continua fluindo normalmente como sempre foi. Existe, inclusive, a preocupação de manter a área ainda mais ordenada por se tratar de um ponto turístico”, afirmou.

O vendedor de frutas, Josenildo da Conceição, que comercializa nos mercados há 30 anos, garante que a limpeza no local é eficiente. “Eu sempre vejo o pessoal mantendo a limpeza em dia e nesse período da festa o fluxo de pessoas trabalhando ainda aumentou. É importante reforçar que todo mundo também tem que fazer a sua parte”, comentou.

Quem chega cedo para trabalhar no mercado, como é o caso da comerciante Claudice Farias, destaca a eficiência do trabalho que é realizado. “Eu chego antes das seis horas da manhã todos os dias e o pessoal da limpeza já está a postos para começar a trabalhar. Aqui nós temos lixeiros espalhados por toda extensão que acabam suprindo no dia dia, mas sei que a demanda da festa acaba não dando conta. Quero parabenizar todos que são responsáveis por manter o espaço arrumado e limpo. Vocês estão fazendo um excelente trabalho”, elogiou.