Prefeito Edvaldo inaugura reforma da Emei Júlio Prado Vasconcelos no São Conrado

Agência Aracaju de Notícias
14/05/2024 22h21

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou mais uma unidade de ensino totalmente reformada e ampliada para os aracajuanos. Nesta terça-feira, 14, foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, no bairro São Conrado, que atenderá crianças do berçário à pré-escola, com idade entre seis meses até os cinco anos e 11 meses. A comunidade marcou presença durante o ato solene para entrega da escola e celebrou a novidade, uma vez que a ampliação da unidade mais que dobrou a capacidade para receber alunos no espaço. O prefeito reforçou que os trabalhos realizados na Educação demonstram o compromisso da gestão com todos os aracajuanos.

“Estamos fazendo a segunda maior transformação na Educação de Aracaju, não apenas com a construção de prédios públicos, mas com a disponibilização de internet em todas escolas, com fibra óptica de alta velocidade, displays interativos, laboratórios, bibliotecas, áreas de lazer e a distribuição de 26 mil computadores para as crianças. Hoje, inauguramos essa nova estrutura da Júlio Prado Vasconcelos, para dar conforto aos alunos e professores. Ampliamos de 160 para mais de 400 o número de vagas para os alunos que agora terão 13 salas de aula e não apenas seis, como era antes. Para coroar esse processo, anunciamos 425 vagas para o concurso do magistério aqui no município. Estamos realizando uma verdadeira revolução nas escolas da rede pública municipal de Aracaju. Tudo isso é para que os filhos dos trabalhadores possam estudar em uma escola que mantenha um pé de igualdade com outras da rede particular”, enfatizou Edvaldo.

A reforma da unidade escolar foi realizada através de um investimento, do próprio tesouro municipal, superior a R$ 5,5 milhões, o que permitiu a construção de um segundo pavimento no local, totalizando uma área de 1,8 mil m². Neste espaço, a Prefeitura ergueu berçário, lactário, sala de coordenação pedagógica, sala de recursos multifuncionais, sala de leitura, cozinha e refeitório, briquedoteca e área livre. Tudo isso fez com que a Educação municipal ampliasse de 160 para 420 a capacidade desta unidade de receber alunos. Esta é a segunda escola reformada entregue pela gestão do município este ano, enquanto outras 12 unidades seguem o mesmo processo, como explicou o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

“A reforma da Emei Júlio Prado Vasconcelos é uma grande conquista para a população de Aracaju, sobretudo para a população do São Conrado. Essa é uma escola que já tem uma história e uma identificação com a comunidade e estava com alta demanda aqui na comunidade. Entregar para a população um aparelho educacional novo, reformado e ampliado é motivo de muito orgulho para qualquer gestor. Essa escola faz parte de um projeto de reforma, de ampliação e de construção de novas unidades que, nesse momento, estamos fazendo simultaneamente. São 14 escolas contempladas com reforma ou construção do zero. Dessas, já entregamos a Florentino Menezes, no bairro Areia Branca, e estamos entregando aqui, agora, a Júlio Prado Vasconcelos. Até o final do ano a população de Aracaju receberá novos aparelhos educacionais para que os seus filhos possam estudar com mais conforto e com mais qualidade”, afirmou.

“Sonho realizado”
Para a diretora da escola, Gorete Barros, a entrega da nova escola, totalmente reformada e ampliada, é a realização de um sonho para a comunidade escolar e para todos os moradores do bairro São Conrado.

“É uma grande honra receber uma escola totalmente reformada e com um padrão de qualidade como a que vemos aqui. Agora, contamos com muitas salas de aulas amplas, com ar condicionado, acessibilidade, sala de professor, brinquedoteca, ou seja, é tudo de bom para a comunidade escolar, um sonho realizado. Isso vai refletir na qualidade do nosso ensino, no dia a dia, e no aprendizado dos alunos que agora contam com uma escola muito mais confortável. É uma obra que toda a comunidade sai ganhando, que todos acabam, de alguma forma, beneficiados”, destacou.

A confeiteira Andreza Fontes, mãe do pequeno Levi Samuel, é moradora do conjunto Orlando Dantas. O filho dela será um dos 420 alunos que estarão presentes diariamente nas salas de aula climatizadas e com tecnologia de ponta para o aprendizado de cada um deles. Andreza ficou impressionada com a nova estrutura da escola e destacou como a segurança encontrada na nova unidade escolar passa credibilidade para os pais.

“Meu filho ainda não estudava aqui, antes da reforma, mas estou achando tudo muito lindo, tudo novinho, uma escola grande. E o melhor, que eu achei, é a questão da segurança, das câmeras que a Prefeitura colocou e que informa para todos os pais se o filho está ou não na escola. Eu mesmo, que trabalho o dia todo, fico muito mais segura por deixar meu filho aqui. A comunidade estava precisando bastante dessa escola”, contou.