Forró Caju 2023: efetividade da segurança proporcionou tranquilidade para o público

Defesa Social e Cidadania
30/06/2023 02h50

A efetividade do esquema de segurança, durante os sete dias de programação do Forró Caju, resultou em uma festa tranquila para as cerca de 300 mil pessoas que passaram pela praça Hilton Lopes, nesse período. O trabalho executado a partir da atuação integrada dos órgãos de segurança do estado e do município contou também com ampla cobertura de videomonitoramento.

O advogado Diogo Duarte considerou a festa muito segura. "Esse é o terceiro dia de Forró Caju que venho. Todos os dias foram muito bem organizados. A gente curtiu os festejos com muita segurança. Percebíamos que, a todo tempo, as equipes de segurança estavam circulando, se mantendo presentes. Foi perfeito. Não vi nenhuma confusão, nenhuma briga. Tudo tranquilo. Está de parabéns", considerou Diogo.

Já a aposentada Ana Maria de Jesus, que reside no bairro Centro, relata que aproveitou a programação em cinco dos sete dias de evento. "A segurança está ótima, muito bem organizada. Muito policiamento. Já era organizado e dessa vez está melhor ainda. Queria até que fossem mais dias", expressou Ana Maria, que curtiu a festa ao lado da sua amiga Simone dos Santos.

A técnica de enfermagem Denise Marques parabeniza a organização do evento pela eficácia da segurança. "Está muito boa [a segurança]. Vim em outras noites para festa. Gostei e por isso voltei", frisou.

Balanço

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que o trabalho realizado com planejamento e integração foi executado com sucesso durante a festa. "O balanço é de total sucesso. O planejamento foi realizado com dois meses de antecedência envolvendo os órgãos do governo municipal e estadual, para que integrássemos as forças de segurança. No âmbito do perímetro externo houve atuação efetiva da Polícia Militar, nas entradas atuaram vigilantes desarmados e no perímetro interno foram 250 guardas municipais, por dia, com mais 65 câmeras de videomonitoramento, sem pontos de sombra", declarou.

Além da Polícias Militar e da Guarda Municipal de Aracaju, também estiveram presentes em todos os dias de evento, integrando o esquema de segurança, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, além de bombeiros civis e a vigilância desarmada.

"Com as câmeras de identificação facial instaladas na festa foi possível realizar uma prisão em flagrante de foragido da justiça, que foi imediatamente conduzido à delegacia. Esse fato comprova a eficácia das estratégias aplicadas no Forró Caju 2023, que foi recorde de público sem registro de ocorrências graves, com situações de menor potencial ofensivo", acrescentou o tenente-coronel Silvio Prado.

Segurança estrutural

A Defesa Civil de Aracaju acompanhou todo o processo de montagem das estruturas. Houve o recolhimento de toda a documentação necessária, como projeto e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) dos profissionais responsáveis pela montagem e desmontagem dessas estruturas, assim como foi verificada a qualidade do material utilizado.

O coordenador do órgão, Robson Rabelo, explica que, diariamente, as equipes monitoraram as estruturas para verificar se permaneciam com as mesmas condições. "Ao longo desse período, não foi observada nenhuma anormalidade. Inclusive realizamos a verificação da ocupação das estruturas, para auxiliar, especialmente, o trabalho dos bombeiros civis que controlam a entrada nesses espaços, de maneira a não exceder a capacidade máxima", detalhou.