Marinete do Forró finalizará Roteiro Especial Junino neste sábado

Indústria, Comércio e Turismo
30/06/2023 18h20

A Marinete do Forró, ônibus adaptado, em estilo jardineira, é uma tradição em animados passeios pela capital sergipana levando a bordo aracaujanos, turistas, trio pé de serra, casal de dançarinos juninos e guia de turismo para prestar informações sobre os atrativos visitados e os aspectos da cidade durante o trajeto. A ação é uma realização da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), em parceria com a Viação Progresso, proprietária do veículo.

“É uma parceria de grande sucesso, consolidada ao longo de 22 anos. A Marinete do Forró é um extraordinário produto turístico, que além de acolher nossos moradores e visitantes, fortalece os valores da nossa cultura nordestina, promove nosso trio pé de serra, nossos casais de dançarinos juninos e o trabalho competente dos nossos guias de turismo. A Marinete do Forró é cara de Aracaju: acolhedora e feliz”, destaca o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga

Ao longo do ano, a Marinete do Forró faz um passeio semanal, todas as sextas-feiras, mas em junho, com o Forró Caju, a Setur ampliou o número de dias de passeios, de forma a atender um número maior de aracajuanos e turistas.

O veículo comporta 24 pessoas (aracajuanos e turistas) e para cumprir o Roteiro Especial Junino foi elaborada uma programação com um passeio por dia, todas às quintas, sextas e sábados, saindo dos arcos da Orla da Atalaia, seguindo para o Centro de Artesanato Chica Chaves, no bairro Industrial, e retornando ao ponto de origem, por volta das 17h.

“Com esse roteiro especial, além de ampliarmos o número de pessoas para poder conhecer nossa cidade dentro da Marinete do Forró, fizemos questão de valorizar as artesãs e artesãos do Centro de Artesanato Chica Chaves. É uma satisfação muito grande ver nossas profissionais comercializando seus produtos e os turistas felizes com a qualidade do nosso artesanato e do acolhimento que recebem”, afirma Jorge Fraga.

Carolina de Lima Uchoa é franco-brasileira. É a primeira vez que visita Aracaju e ficou encantada com a excursão a bordo da Marinete. “Achei muito legal, uma oportunidade que eu queria muito experimentar, eu tô amando muito a cidade, porque a gente tá no São João, com muitas festas, e eu pude experimentar a vida da cidade”, disse.

A baiana Milena Santos incorporou a expedição com a desistência de uma turista e não escondeu a alegria de entrar na Marinete. “É uma experiência maravilhosa, o veículo é lindo, a cultura nordestina está muito presente, as pessoas muito alegres, muitas pessoas de vários estados aqui dentro, uma oportunidade fantástica de trocar experiências, conhecer novas culturas, eu amei”, revelou com sorriso aberto ao lado de Juraci, do Trio Piauí.

Passeios regulares

Com o fim dos festejos juninos, a partir de 7 julho os passeios voltam a ser realizados apenas às sextas-feiras, cumprindo o seguinte roteiro:

1. Ponto de partida: Arcos da Orla da Atalaia - Horário: 14h30

2. Largo da Gente Sergipana - Tempo de permanência: 15min

3. Orla do Bairro Industrial e Centro de Artesanato Chica Chaves - Tempo de permanência: 20 min

4. Mercados Centrais - Tempo de permanência: 20 min

5. Palácio Museu Olímpio Campos - Tempo de permanência: 20 min

6. Retorno à Orla da Atalaia - Previsão de chegada: 17h30 min

Reserva de vagas

A participação no city tour regular da Marinete do Forró é feita por ordem de chegada. Preenchida a lotação máxima de 24 passageiros é encerrada a entrega das pulseiras de acesso ao veículo. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número (79) 9-9152-2790, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Recomenda-se que o interessado esteja no local de embarque com 30 minutos de antecedência para a retirada das pulseiras de acesso ao veículo. A saída e chegada da Marinete do Forró ocorre sempre em frente aos arcos da Orla da Atalaia.