Perimetral Oeste: equipe técnica avança em ações de comunicação comunitária

Agência Aracaju de Notícias
03/07/2023 18h04

A Prefeitura de Aracaju, por meio da equipe de comunicação da Perimetral Oeste, realizou na tarde desta segunda-feira, 3, o primeiro encontro de co-criação do Informe Perimetral. A reunião aconteceu no Escritório de Atendimento à Comunidade, no bairro Santos Dumont, e contou com a participação de moradoras dos bairros por onde passam as obras de construção da avenida Perimetral Oeste, realizadas pelo município com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A ação tem como objetivo envolver a comunidade na produção de jornais, vídeos, imagens, informativos, entre outros produtos para divulgar as ações e atividades realizadas pelo Trabalho Técnico Social da Perimetral Oeste. Durante o encontro, as moradoras aprenderam noções sobre comunicação comunitária, técnicas de produção de notícias e discutiram meios de divulgação informações sobre assuntos de interesse da comunidade.

De acordo com Ayara Wanderley, referência técnica do escritório de atendimento à comunidade da Perimetral Oeste, a iniciativa vai trazer a comunidade para a construção de diversos produtos informativos. “O Informe Perimetral é um dos produtos, e é importante que eles participem dessa criação para que se vejam como protagonistas e criadores desse conteúdo também. Acho que é um passo importante para envolver ainda mais a comunidade e trazer as ações de comunicação comunitária para o foco”, informa a profissional.

Ela explica que o projeto da Avenida Perimetral Oeste preza pela participação comunitária. “São diretrizes da empresa executora Diagonal, da Prefeitura de Aracaju, do próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento, de que todas as ações que sejam co-criadas, sejam feitas com a comunidade e para a comunidade. Então isso é importante para que eles sejam e se sintam protagonistas e como executores também desse processo”, afirma Ayara.

A assessora de Comunicação Waneska Cipriano, da Secretaria Municipal da Comunicação Social, destaca que a comunicação comunitária é um dos pilares da Prefeitura quando pensa na construção de uma obra. "Ela preza por sempre entender os interesses comunitários. É uma construção coletiva e colaborativa na qual a comunidade é protagonista. A criação dessa Comissão, que fará encontros quinzenalmente, representa bem esse papel”.

Uma das participantes,  Daniela de Oliveira Santos Almeida, elogiou a iniciativa. “Acho que para nós, estarmos a par das coisas que estão acontecendo e interagirmos com todos da equipe, que estão sempre disponíveis para nós, é confortante, pois estamos passando por um turbilhão de mudanças. E a gente olha como se o futuro estivesse mais próximo”, revela a moradora.

Opinião semelhante à de Vivian Sibele, moradora do Lamarão e que também integra a Comissão de Comunicação da Perimetral Oeste. “Vamos aprender muitas coisas através desta ação, e vai ser muito bom ajudar a nossa comunidade a se manter mais informada sobre o que está acontecendo ao redor”, declara.