Maternidade Lourdes Nogueira promove capacitação sobre Reanimação Neonatal

Saúde
03/07/2023 21h00

Um tema extremamente relevante para o balizamento técnico de uma unidade nova, com equipe recém-montada e um perfil multiprofissional extremamente variado. A reanimação neonatal é uma necessidade premente em qualquer maternidade, exigindo capacitação constante de toda a equipe assistencial. Nesse sentido, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, por intermédio da coordenação médica do Complexo Neonatal, convidou a pediatra e neonatologista Joiciane Bárbara, que é uma das maiores especialistas em Sergipe, para prover uma capacitação no final da tarde desta segunda-feira, 3. 

Abordando todos os aspectos técnicos e operacionais que envolvem os riscos de um parto, a profissional, que também é a vice-coordenadora estadual do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, ministrou uma aula sobre os procedimentos correlatos envolvendo tanto os médicos como enfermeiros, técnicos e demais profissionais.
 
"Qualquer profissional de saúde está habilitado a realizar os passos iniciais da reanimação neonatal. Ao menos dois, em cada dez neonatos, vão precisar de assistência para respirar logo após o parto. Por isso, é fundamental todos estarem habilitados", explica a especialista. 

Ainda conforme Joiciane Bárbara, o Brasil tem índices elevados dessas intercorrências, e é fundamental difundir cada vez mais conhecimento. "Ainda temos um alto índice de bebês que nascem asfixiados, por isso é fundamental instrumentar os profissionais com os conhecimento técnicos do que temos de mais avançado nas pesquisas. Por isso, ações como essa são fundamentais para nivelar o conhecimento da equipe multiprofissional", complementa. 

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maternidade, enfermeira Luciene Katrine da Luz, explicou que ocorrerão outros módulos dessa capacitação com os demais profissionais e destacou a importância da colaboração da palestrante. "É sempre importante agradecer a quem se propõe a dividir conhecimento. A doutora Joiciane é reconhecidamente uma das maiores especialistas que temos no assunto e só temos que registrar nossa gratidão pelo tempo que ela disponibilizou para trazer informações tão relevantes. Breve, teremos um novo cronograma de palestras visando atingir os profissionais de outros turnos", agradece e destaca a coordenadora. 

Estatística
A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira iniciou seu funcionamento no dia 17 de abril e já realizou um total de 647 partos, sendo 413 normais e 234 cesarianos, trazendo ao mundo 330 crianças do sexo feminino e 317 do sexo masculino.
 
Ao todo, já foram atendidos 33 municípios, sendo 31 de Sergipe e dois da Bahia: Rio Real e Fátima.  Aracaju concentra o maior número de parturientes, com 463 partos realizados, sendo 312 normais e 151 cesarianos. Os outros municípios com maior incidência são: Nossa Senhora do Socorro, com 62 parturientes, e São Cristóvão, com 43 parturientes.