Prefeitura inicia distribuição dos cadernos Educaju para o reforço escolar

Educação
04/07/2023 12h16

Na manhã desta terça-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou a distribuição dos cadernos do Educaju nas 26 escolas polos em que será realizado o reforço escolar da rede. Estão sendo entregues 50.339 livros didáticos, a serem utilizados por professores e alunos das turmas do 2º ao 5º anos.

Os cadernos têm o intuito de auxiliar o processo de reforço para fortalecer a aprendizagem daqueles estudantes que possuem mais dificuldades no desempenho escolar. Estes alunos estão sendo identificados através da última Prova de Leitura, realizada do dia 26 de julho até esta terça, 4, e a entrega dos materiais segue o lançamento dos resultados das avaliações, por parte de cada unidade de ensino, no SimaAju.

Assim como nas etapas anteriores, os estudantes receberão os cadernos de Língua Portuguesa, de Matemática, o Alfa Ler, o Relembrando - utilizados no reforço - e um extra, direcionado àqueles que estão com mais dificuldades no aprendizado.

"Mapeamos o quantitativo de alunos e estamos encaminhando os cadernos para serem trabalhados com eles durante os 15 dias de reforço escolar de férias. No primeiro dia de aula, cada estudante receberá o seu e os professores também receberão um material de apoio, a fim de ajudar a orientar o trabalho realizado com a turma. Encerrada esta entrega, passaremos a distribuir o restante dos cadernos para o início das aulas regulares no 2º semestre", explica o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes.

Os cadernos são frutos de uma parceria do município com a Associação Bem Comum, vinculada à formação da política de avaliação da rede. Através desta iniciativa, Aracaju busca acelerar o processo de alfabetização das crianças e a recomposição da aprendizagem daqueles que não aprenderam na idade adequada, para que estes possam acompanhar os demais alunos da sua turma e da sua unidade escolar. Evilson afirma que, desde quando os cadernos começaram a ser trabalhados, em 2022, a repercussão entre a comunidade escolar tem sido muito positiva.

"Todas as ações do Educaju têm forte aceitação por professores, gestores escolares, famílias e alunos porque os resultados dos trabalhos pedagógicos têm sido acentuados. À medida que os avanços na aprendizagem aceleram, os professores percebem esta melhora e produzem atividades mais assertivas, as equipes gestoras realizam melhor acompanhamento e as famílias reconhecem o trabalho desenvolvido na unidade escolar, gerando toda uma cadeia positiva no que se refere a aprendizagem", relata.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Carlota de Melo, localizada no Mosqueiro, foi a primeira a cadastrar os dados da última Prova de Leitura no sistema e também a receber o material para execução do reforço. A escola atenderá a 33 crianças durante este período. O diretor da unidade de ensino, Nivaldo Cunha, comenta que a equipe escolar tem se mostrado muito contente com os êxitos alcançados pelo trabalho em conjunto com a Secretaria.

"Para a aplicação da Prova de Leitura, fizemos um planejamento envolvendo toda a equipe escolar sob a orientação da nossa coordenadora pedagógica, Flaviana Martins. Isso agilizou a leitura das crianças e nos fez respeitar, também, o prazo do lançamento dos resultados no SimaAju. Ficamos felizes em saber que, devido à nossa organização, hoje já recebemos os livros. Os materiais do Educaju são realmente muito bons e facilitam bastante o desenvolvimento do trabalho dos professores, além de serem muito bem aceitos também pelas nossas crianças", explana o diretor.

Reforço escolar e formação
O reforço escolar da rede municipal de ensino acontecerá de 17 a 28 de julho, durante as férias escolares. A iniciativa é direcionada para aqueles alunos do 2º ao 5º anos que estão em níveis críticos de alfabetização, na condição de não-leitores, leitores de sílabas e leitores de palavras.

Cada turma contemplará a quantidade máxima de dez estudantes e um professor, para que possa ser realizado um acompanhamento mais minucioso com cada um. Ao fim deste período, a mesma Prova de Leitura do 3º ciclo é aplicada novamente, visando observar se houve um desenvolvimento na leitura da criança.

A coordenadora de ensino fundamental da Semed, Patrícia Tavares, conta que os professores que não gozarão de férias neste período de julho, e estarão no reforço junto aos estagiários, participarão de formação ofertada pela Educação, a fim de terem maior respaldo acerca das atividades e do objetivo a ser alcançado.

"A formação para os professores que trabalharão no reforço escolar ocorrerá no dia 14 de julho, em local que será divulgado em breve, e será ministrada pelas formadoras do Educaju que fazem parte da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef). Será uma manhã dedicada para aqueles docentes que já trabalham com alfabetização, porém mais direcionada à recomposição da aprendizagem dos alunos", explica Patrícia.