Oferecer apoio psicológico, acolhimento e o primeiro cuidado ao sofrimento mental. Esses são alguns dos objetivos do Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi) da Prefeitura de Aracaju, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O acolhimento ocorre de maneira remota, pelo 0800 729 3534, opção 3, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Nesse atendimento, mantido pela Rede de Atenção Psicossocial da SMS (Reaps), psicólogos fazem o atendimento via telefone e realizam orientação e apoio para assuntos relacionados ao sofrimento psíquico, através de uma escuta qualificada, como explica a coordenadora das Referências em Saúde Mental e do Sapsi, Lidiane Rosa.
“É muito importante ter esse serviço de fácil acesso à disposição da população, o qual oferece uma escuta qualificada e orientação ao sujeito em sofrimento. Muitas vezes, nessa escuta inicial, consegue-se dar suporte e resolutividade aos entraves e dificuldades que o sujeito apresenta naquele momento”, destaca.
Em 2022, o Sapsi registrou 3.600 atendimentos, os quais tiveram como queixas principais sintomas depressivos, ansiedade, angústias. Até junho deste ano, o serviço já atendeu mais de 2.500 aracajuanos.
Outros serviços
A Reaps oferece acompanhamento psicoterapêutico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pelas psicólogas das Referências em Saúde Mental. Para ter acesso a esse atendimento, é necessário a avaliação de um profissional de saúde, responsável pelo encaminhamento da demanda. De posse do encaminhamento, o usuário dirige-se à sua unidade de saúde de referência e solicita o atendimento na recepção da unidade.
Contato
A população que busca o serviço remoto do Sapsi e, caso seja necessário um retorno das equipes para um monitoramento, ela receberá o retorno por meio de ligação por um número diferente, sendo o (79) 3304-3534 e não é spam.