Emef Manoel Bomfim se destaca nos Jogos da Primavera 2023

Educação
06/07/2023 16h40

De maio a junho deste ano, alunos da rede municipal de ensino de Aracaju participaram da 39ª edição dos Jogos da Primavera, competição que abrange times escolares de todo o estado de Sergipe. Representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, estudantes se destacaram na competição por levar para casa um farto número de medalhas e uma ótima colocação em diversas modalidades, a exemplo de Handebol, Jiu-Jitsu e Ginástica Artísticas.

Este ano, a Emef Manoel Bonfim chegou à sua oitava participação nos Jogos da Primavera e esteve presente em diversas modalidades. Judô, Jiu-Jitsu, Badminton, Atletismo, Taekwondo, Ginástica Rítmica e Artística e Handebol foram das categorias, sendo a última delas o grande carro-chefe esportivo da escola.

Professor da rede há 13 anos e técnico do time de Handebol, Nilton Carlos conta que o projeto com a equipe está ativo há 11 anos. Ano a ano, conta ele, o time participa dos Jogos da Primavera, e em 2023 alcançou o terceiro lugar na modalidade com um número ampliado de atletas.

“Com o advento do Estação Cidadania, que também é um prédio da Prefeitura de Aracaju, nós conseguimos ampliar o número de alunos e ampliar o número de turmas e com isso a gente conseguiu não só o treinamento de handebol como de outras modalidades com os alunos da escola”, destaca o treinador.

As inscrições para participar da equipe dessa modalidade na Emef são abertas no início de cada ano letivo e o time, que recebe novos alunos de diferentes turmas, é composto por atletas que passam por uma seleção a partir dos treinamentos, que acontecem de duas a três vezes por semana.

Maria Eduarda dos Santos Freitas, a Duda,  aluna do 9° ano, entrou para a equipe de Handebol há cerca de um ano e meio e, neste ano, foi destaque na categoria feminina da modalidade. Graças ao seu bom desempenho em campo, Duda foi convocada pela associação sergipana para participar de um campeonato brasileiro em Alagoas, sendo destaque do time. “Já estive em outras competições, mas essa foi minha primeira seleção, e espero que seja a primeira de muitas”, acrescenta a atleta.

Quem também se destacou na competição foi João Pedro Oliveira, atleta da Ginástica Artística e aluno do 6° ano. João Pedro conta que anteriormente praticava a Ginástica Rítmica, e neste ano migrou para a Artística e sentiu diferença nos movimentos praticados, mas está amando a nova categoria. Entre sorrisos, o atleta mirim comemora o resultado dos Jogos. “Eu gostei muito de participar, principalmente da parte de ganhar medalha também”, comemorou João.

Para comemorar em dose dupla, a Emef Manoel Bonfim garantiu ainda duas medalhas de ouro no Jiu-Jitsu, conquistadas pelos alunos Lucas Gabriel Leite e Juan Guilherme Almeida. Os estudantes, que são de turmas distintas na escola, treinam o esporte há anos, com uma rotina de pelo menos três dias na semana, e já tiveram oportunidade de participar de diferentes competições.

Lucas Gabriel acredita que praticar o Jiu-Jitsu proporcinou melhorias para sua vida escolar. “Aprendi a ter muita disciplina por causa do esporte e o Jiu-Jitsu ensina coisas como disciplina, respeito e controle”, destaca o atleta. Para Juan Guilherme, a participação nos Jogos da Primavera foi tranquila. “Achei que ia ser mais difícil, mas foi tudo tranquilo na hora. Gostei de participar”.