Prefeitura potencializa educação infantil em parceria com a UFS

Educação
06/07/2023 15h52

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem investido no aprimoramento do trabalho pedagógico realizado com as crianças da creche e da pré-escola. Entre as iniciativas executadas com este fim estão as ações da pesquisa 'Desenvolvimento cultural de bebê no contexto da educação infantil', realizadas em parceria com a pesquisadora Tacyana Karla Gomes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Com apoio da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf/Semed), a pesquisa é realizada desde 2022 na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. Fernando José Guedes Fontes, do bairro América. O projeto ocorre de forma integrada às Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF), tendo como principal objetivo compreender qual é o lugar da educação infantil no desenvolvimento das crianças, numa perspectiva cultural dos alunos e a relação disso com a docência, com a participação das famílias e com o trabalho integrativo.

A pesquisa em sala de aula é feita a partir do registro em vídeo da rotina na turma do Infantil 1 da Emei. Após a observação das atividades e das necessidades de cada aluno, imediatamente são estudadas estratégias que favoreçam o desenvolvimentos das crianças. A família não só é informada da pesquisa, como também participa das ações. Uma delas consiste no empréstimo de livros infantis para que mães, pais ou responsáveis interajam com as crianças em casa em um tempo específico dos seus dias, com o intuito de estimular avanços cognitivos e incentivar boas práticas.

A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, afirma que o trabalho fruto desta parceria vem dando maior visibilidade à relevância da docência na fase de 0 a 5 anos, atestando a relevância de uma intencionalidade pedagógica bem pensada, em que se leva em conta a potência de cada criança. Conforme ela explica, toda a comunidade escolar, inclusive as famílias dos alunos, vem constatando que a creche não é um lugar de espera ou de guardar os filhos enquanto os pais trabalham, mas de cultura, aprendizados e desenvolvimento, com qualidade, da infância.

"Considero um processo de transformação fantástica porque se não pensarmos em qualidade, as crianças vão traçando um caminho de aprendizados aleatórios. O que propomos, de fato, é a docência compartilhada, com mobilização das famílias também, e tem sido feito um trabalho fantástico de proximidade entre elas e a escola. Enquanto instituições de ensino, temos a tarefa de dividir com as mães, pais ou responsáveis a responsabilidade de promover o desenvolvimento cultural na infância e é essa a essência da pesquisa. Por exemplo, orientamos desligar o celular e a televisão e pensar em momentos interativos, introduzindo um livro. Isto pode ser promovido com bebês a partir de 0 mês de idade. Já faz muita diferença", explana Núbia.

Responsável pela pesquisa, Tacyana Gomes explica que a equipe técnica seleciona o material gravado, estuda os princípios e os compartilha com demais profissionais da Educação Infantil da rede. "Em um destes estudos, por exemplo, observamos uma criança que não tinha o desenvolvimento psicomotor parecido com o grupo. Ela não segurava nas hastes do bercinho para levantar porque não sabia fazer o movimento de pinça. Reconfiguramos as posições do mobiliário na sala para que apoiasse os deslocamentos da menina. Ela se adaptou e deu certo. É uma grande rede de formação que abrange coordenadoras, gestoras, professoras, cuidadoras e as famílias também. Isso mostra o quanto é importante que a própria organização do cotidiano seja favorável ao desenvolvimento cultural das criança", relata. 

Foi a partir das constatações positivas que a Educação de Aracaju decidiu realizar uma grande mudança na rede. Em 2022, as creches municipais passaram a contar com professores de Educação Infantil em cada sala. "É de muita relevância termos um projeto como este, até mesmo para elevar o nome desta modalidade e mostrar que dá para fazer um trabalho muito produtivo em sala de aula.  O desenvolvimento da criança, desde bebê até os anos iniciais, é de fundamental importância. Ela cresce sendo ouvida e ter a escuta sensível nos comunica melhor quais são suas reais necessidades", explica a coordenadora pedagógica da Emei Dr. Fernando Guedes, Rita de Cássia.

A partir das experiências vivenciadas na unidade de ensino, a equipe também vem promovendo processos formativos a fim de compartilhar suas observações e resultados com professores, cuidadores, gestores escolares e família dos alunos de outras Emeis da rede.
 
Na manhã desta quinta-feira, 6, foi realizada reunião com professoras da Emei Dr. Fernando Guedes, da Maria Ruth Wynne Cardoso, localizada no bairro Santa Maria, e da Irmãos Mirella e Marcell Moura, do bairro Farolândia, onde foi realizado o encontro. Nesta sexta-feira, dia 7, a reunião será com as cuidadoras e no sábado, 8, a equipe de pesquisa visitará famílias dos alunos que estão participando do projeto.