Conferência Municipal da Assistência Social debate reconstrução do Suas

Assistência Social e Cidadania
06/07/2023 19h25

O Conselho Municipal da Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, realizou nesta quinta-feira, 6, a abertura da 14ª Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema "Reconstrução do Suas: o Suas que temos e que queremos". O evento, que acontece até esta sexta-feira, 7, no auditório do Hotel Delmar, tem como objetivo debater o Sistema Único da Assistência Social (Suas).

O primeiro dia do evento contou com a participação de profissionais da Assistência Social de Aracaju, entidades e usuários do Suas que puderam debater as propostas recebidas durante as 20 pré-conferências realizadas nos equipamentos das Proteções Sociais Básica (PSB) e Especial (PSE).

Durante o evento, também foram discutidos o financiamento para garantia dos direitos socioassistenciais, qualificação e estruturação de Controle Social, a potencialização da participação social no Suas, universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social.

"É um momento de grande felicidade para nós da política de Assistência Social, porque a gente precisa ter um termômetro de como essa política está chegando ao nosso usuário. A participação dos usuários na conferência é de suma importância, até porque eles conseguem mensurar a qualidade dos serviços que a Assistência Social está levando", afirmou a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira no evento.

Os trabalhadores, por sua vez, destacou a secretária, participam do evento para contribuir sobre o que é que a gestão oferta para esse trabalhador, para ele executar essa qualidade de serviço, pra que ele consiga levar ao nosso usuário em situação de vulnerabilidade garantia de direitos. "É um momento de conferir, de analisar, de avaliar toda política de Assistência Social que é executada aqui no município de Aracaju", frisou.


Durante a abertura do evento, foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno e em seguida foi iniciada oficialmente a solenidade com a presença de autoridades, representantes de entidades da política socioassistencial, bem como trabalhadores e usuários da Assistência Social. De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Cristiane Ferreira, a conferência é o momento de culminância das 20 pré-conferências realizadas nos equipamentos socioassistenciais do município.

"Mais uma conferência que a Assistência Social realiza para que a gente possa traçar os rumos para o Suas durante os próximos anos, nesse movimento nacional integrado mesmo, todos pela reconstrução do Suas", afirmou Cristiane.

Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a técnica da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Rosane Cunha, enfatizou que, com o início do pacto federativo, um dos compromissos do órgão é acompanhar as conferências municipais que acontecem em todas as capitais do Brasil.

"Nos dividimos para poder apoiar as Conferências Municipais e Estaduais, compreendendo que esse é um momento também de reconstrução. Enquanto Ministério, sabemos que é na ponta que a política acontece. Quando chegamos, em janeiro, não tinha orçamento pra nada, encontramos um país passando fome e precisamos da emergência de ações estruturantes. Estamos apoiando as conferências no Brasil inteiro para que na nacional a gente possa levar ao presidente tudo isso que foi apresentado, tudo que é importante", disse.

Programação
Na sexta-feira, 7, o credenciamento inicia às 7h. Já a partir das 8h haverá a conferência magna com a palestra do tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e que queremos", que será ministrada pelo professor doutor Edval Bernardino, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Às 9h, será realizada a mesa de apresentação das propostas das pré-conferências. No período da tarde acontecerão os grupos de trabalho, a plenária final e a eleição de delegados (as) para a etapa estadual.