Prefeitura inicia construção de novo Creas no bairro Jabotiana

Obras e Urbanização
07/07/2023 10h25

Em continuidade ao cumprimento de suas contrapartidas em relação ao financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possibilitou diversas obras na capital, a exemplo da avenida Perimetral Oeste, no âmbito do Programa de Requalificação Urbana, a Prefeitura de Aracaju inicia a construção de um novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) no bairro Jabotiana.

O trabalho, realizado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), garantirá mais um equipamento para o amparo de crianças, mulheres e idosos que tiveram seus direitos violados e encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Assim, além de reforçar a rede assistencial, é promovido acolhimento qualificado e profissional a estes grupos.

O equipamento contará com estrutura completa, composta por recepção, salas de atendimento familiar, salas de atendimento individual, sala multiuso, área de vivência, copa, despensa, almoxarifado, depósito, sala de equipe técnica, paisagismo e estacionamento.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, detalha a atual fase da obra, que resultado de um investimento de R$ 1.139.674,97.

"No momento, estamos trabalhando na parte de fundação do prédio, com a preparação do terreno e fazendo sapatas. É um trabalho que está começando, e o Creas vai compor toda uma rede assistencial que tem crescido na cidade, para atender a demanda da população que possui algum estado de vulnerabilidade. Sem dúvidas, essa é uma atribuição fundamental do poder público e, diante da necessidade, estamos colaborando com a Secretaria Municipal da Assistência Social para a entrega de equipamentos que são a contrapartida ao financiamento com o BID, que trouxe uma série de benefícios para a capital, como a construção da Perimetral Oeste, de novas praças nos bairros 17 de Março e Santa Maria, a revitalização do cercamento do Parque da Sementeira e muitas outras”, comenta.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura trabalha na construção de outros equipamentos socioassistenciais, a exemplo do Creas, Casa Lar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do bairro 17 de Março, além do Centro DIA do Idoso, no bairro José Conrado de Araújo.

Creas
O Creas presta atendimento às famílias e acompanhamento a indivíduos que tiveram seus direitos violados, como mulheres, crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade social.

A partir de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e orientadores sociojurídicos, é feita a escuta qualificada para realizar intervenções socioeconômicas, psicossociais e sociojurídicas. Em Aracaju, os Creas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.