Prefeitura mantém equipes em atenção aos impactos da chuva em Aracaju

Defesa Social e Cidadania
07/07/2023 10h50

Com alerta de chuva em vigor desde o final da tarde da quinta-feira (6), a Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes de prontidão para atuar frente aos impactos ocasionados pelas precipitações. Desde a emissão do aviso, encaminhado pela Defesa Civil de Aracaju  através do Serviço de Alerta por SMS 40199, os pluviômetros da capital já registraram volume acumulado de 62 milímetros de chuva. 

O órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) monitora os impactos provocados pelas precipitações que ocorreram, com maior incidência, associadas ao período de pico da maré. No início da manhã houve concentração de 33,2 mm, em apenas uma hora, no bairro Farolândia. Além disso, os registros mais expressivos foram marcados também nos bairros Jardins, Centro e 13 de Julho. 

O secretário da Defesa Social, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju atuam de maneira integrada para reduzir transtornos e prevenir riscos.
 
“De maneira coordenada, são adotadas medidas, principalmente, visando a segurança da população. Nossas equipes se mantêm de prontidão para atendimento aos chamados registrados através do serviço emergencial 199 e para o alinhamento de medidas estratégicas junto aos demais órgãos”, pontuou. 

Nas primeiras seis horas da manhã desta sexta-feira, 7, os pluviômetros do sistema ClimAju  registraram volume acumulado de 56 mm de chuva. Além do reforço do trabalho de monitoramento, especificamente, nas áreas de risco, desde a emissão do alerta onze ocorrências foram registradas através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil de Aracaju.
 
As situações atendidas estão relacionas a avaliação de risco estrutural, nos bairros São José, Siqueira Campos e Porto Dantas; risco de deslizamento de terra, no bairro Porto Dantas; e alagamentos, nos bairros Santa Maria, 13 de Julho e bairros da Areia Branca e Mosqueiro. As demais foram provenientes demandas de monitoramento e encaminhamento realizado pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Comunidade – Nupdec Soledade. 

A Prefeitura de Aracaju mantém atenção às demandas da população através da atuação da  Defesa Civil, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Assistência Social. 

Alerta SMS
Para receber os avisos da Defesa Civil é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.
 
O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.