Em Aracaju, período de alerta de chuva termina com volume acumulado de 99,8 mm

Defesa Civil
09/07/2023 21h51

O alerta de chuva moderada emitido pela Defesa Civil de Aracaju na última quinta-feira (6), através do serviço SMS 40199, chegou ao fim neste domingo, 9. Nesse período, os pluviômetros da capital registraram o volume acumulado de 99,8 milímetros em 72 horas. O órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) monitora, constantemente, as atualizações das variações meteorológicos, para adotar as medidas que forem necessárias à redução de riscos, na capital.

Durante a vigência do alerta, foram atendidas 25 ocorrências, registradas através do número emergencial 199. Desse total, 16 estiveram relacionadas a alagamentos, oito para avaliação de risco estrutural e uma para avaliação de risco de deslizamento de terra. Também houve ampliação do monitoramento das áreas de risco.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, com base nas previsões meteorológicas, há perspectiva, até o momento, de redução do volume de chuva. "Na segunda-feira [10] ainda devem ocorrer pancadas de chuvas isoladas, com menor intensidade, e há tendência de estiagem ao longo da semana. Mantemos equipes em atenção e monitoramos as atualizações dos serviços especializados em meteorologia", indicou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil da capital, Robson Rabelo, ressalta que a maior concentração de precipitações foi observada na sexta-feira (7), quando houve, inclusive, registro de 33,2 mm, em apenas uma hora, no bairro Farolândia. "As chuvas ocorreram com intensidade de moderada a forte, no início da sexta-feira (7), e redução de intensidade no dia seguinte. Neste domingo, houve predominância de chuva com intensidade de moderada a fraca", explicou.

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.