Prefeitura realiza cursos para moradores do Residencial Mangabeiras através do PTS

Assistência Social e Cidadania
10/07/2023 18h03

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico das famílias beneficiadas com as moradias no Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, situado no bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), deu início, nesta segunda-feira, 10, aos cursos de Manicure e Pedicure e para Cuidador de Idosos.

Os cursos, que já estão na segunda turma de formação, foram iniciados nesta segunda-feira, 10. O curso de Manicure e Pedicure tem um carga horária de 40 horas e acontece até o próximo dia 21 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para ele, foram destinadas 15 vagas e todas foram preenchidas. Já o curso para Cuidador de Idosos teve uma oferta de 20 vagas, as aulas acontecem até o dia 28 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e possui uma carga horária de 60 horas. A atividade é realizada pelo PTS que é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social. A atividade integra as ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia.
 
A assistente social da Oliveira Consultoria, Paula Araújo Valença, explica que a oferta dos cursos foi feita através de levantamento de demanda realizado junto às pessoas da comunidade com questionário socioeconômico e entrevistas. Ela afirma, ainda, que todos os cursos foram planejados pela equipe da Diretoria de Gestão Social da Habitação.

"Foram os cursos mais solicitados, e como tivemos um retorno bastante interessante na primeira vez, ele está sendo reaplicado agora. É uma ótima oportunidade para as famílias porque sabemos que muitas dessas têm como chefe de família a mulher, ela tem esse protagonismo e através da inserção no mercado de trabalho, a gente possibilita um desenvolvimento social e econômico, tanto da família, quanto da comunidade. São cursos bastante interessantes, por exemplo, os participantes do curso de manicure receberão o kit inicial com material para começar o trabalho o quanto antes", afirma Paula.

A orientadora do curso de manicure e pedicure do PTS Mangabeiras, Cleane Batista Santos, que, além de empreender no ramo do curso, é moradora do bairro 17 Março, completou sua primeira formação na área através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Ela fala sobre como é importante transmitir conhecimentos para outras mulheres. "Pra mim é uma oportunidade muito importante, porque eu já estive no lugar delas e hoje estou a frente, ministrando, é gratificante. Hoje me sinto muito feliz em mostrar pra elas que é possível sim, a gente se interessar, abrir nossa mente para aprender, até porque nunca é tarde pra aprender, conhecimento é sempre bom. E a principal orientação que eu dou é pra que elas comecem com o que tem, não esperem grandes investimentos, começando com o que tem, da forma correta, investindo da forma certa, elas vão aprender e entender que podem sim trabalhar em casa, tendo uma renda extra ou fixa”, frisa.

Para Talita Emile Santos Rodrigues, 22, que está desempregada, a oportunidade do curso é fundamental para melhorar a condição de vida. Ela se diz tão entusiasmada que já pensa em abrir um salão de beleza. “Eu vim para o curso pra melhorar minha vida, tentar um trabalho pra mim e ajudar meus três filhos. Estou achando ótimo, a professora explica muito bem, já estou pegando muitas coisas e vou levar pra frente com o que ela está falando, e penso em abrir um salão pra dar um futuro melhor para os meus filhos", destaca.

A dona de casa Valéria de Jesus Santos, 35, está fazendo o curso junto com a filha Ana Angélica, 17, e vê no curso a chance de aprender algo novo e aumentar a renda de casa. "É uma oportunidade boa de aprendizado porque a gente precisa aprender de tudo um pouco. Pra mim, está sendo uma experiência nova, no próprio bairro onde moro, algo que não tinha antes, então tenho que aproveitar essa oportunidade que foi dada e com isso chamei minha filha pra fazer o curso e juntando nós duas, teremos uma renda boa pra ajudar em casa", conclui Valéria.