Prefeitura inicia aulas de novas turmas de capacitação para beneficiários do AME

Formação para o Trabalho
11/07/2023 16h50

A Prefeitura de Aracaju,  por intermédio da Secretaria da Assistência Social e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), iniciou nesta terça-feira, 11, as aulas de três novas turmas das oficinas de preparação para o mercado de trabalho nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital.
 
A ação visa capacitar, prioritariamente, os cidadãos beneficiados pelo Auxílio Municipal Especial (AME) e usuários dos Cras, a fim de garantir a ampliação do seu ingresso ou reinserção no mercado de trabalho, oportunizando a superação da sua atual situação de vulnerabilidade social.

As aulas foram iniciadas no Cras Enedina Bonfim, localizado no conjunto Lourival Batista, e contou com a participação de 47 inscritos, entre homens e mulheres beneficiários do AME, jovens da comunidade e usuários do Cras.
 
Durante as oficinas, foram passadas orientações para cadastro de currículos e informações sobre cursos profissionalizantes ofertados pela Fundat, além dos meios para abertura do cadastro aos interessados em empreender, através do MEI.

Para a assistente social do Cras, Luciana Bittencourt, a oficina é uma excelente oportunidade para despertar nos cidadãos suas potencialidades e abrir os seus olhos para novos horizontes profissionais.
 
“Para nós é extremamente gratificante ver eles empenhados em evoluir e em algum momento deixar de serem atendidos pelos benefícios assistenciais e passarem a ser protagonistas das suas vidas. Esse é o objetivo da assistência, garantir a oferta de programas e condições de alavancar para melhor a qualidade de vida dos cidadãos”, explica. 

Representando a diretoria de formação da Fundat, o técnico Guilherme Resende reforçou a importância de ofertar oficinas como essas para a população. “Muitas pessoas estão em busca do seu primeiro emprego ou de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, mas a maioria deles não conhece as técnicas que são utilizadas para cativar e incrementar o currículo, além de encantar os recrutadores. Estamos aqui para aproximar essas pessoas desse universo e garantir que eles tenham maiores chances de alçar novos voos profissionais”, afirma. 

Uma das alunas da qualificação foi a autônoma Kelly Daiane de Andrade, mãe de duas garotas e trabalhadora autônoma que está em busca de "ter novamente minha carteira assinada".
 
"Voltar ao mercado de trabalho para mim, nesse momento, tem sido um verdadeiro desafio, pois não tenho conseguido ninguém para ficar com as minhas pequenas enquanto estou no trabalho, cobram sempre um valor muito alto para quem é mãe solteira, paga aluguel e recebe salário. Mas tenho fé que em breve Deus irá abrir as portas para mim, pois não quero passar a vida recebendo auxílio, quero ter meu próprio sustento e fazer com que as minhas filhas se orgulhem da mãe delas, além é claro de ser uma empreendedora no futuro”, projeta a aluna. 

E é para incentivar esse espírito de mudança e renovação que mais duas oficinas serão realizadas nos próximos dias 12 e 13 de julho, nos Cras Benjamin Alves de Carvalho e Terezinha Meira, beneficiando cerca de 90 usuários.