Ecobarreiras impedem que resíduos descartados irregularmente poluam rios

Serviços Urbanos
11/07/2023 16h24

Os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) retiraram uma estrutura de madeira de dentro do canal da avenida Anísio Azevedo, zona Sul da capital. O que parecia uma banca de feira só não foi parar no rio por ter sido contido por uma ecobarreira instalada no local pela Prefeitura de Aracaju. O objeto encontrado dentro do canal chamou a atenção da equipe de limpeza por se tratar de uma estrutura pesada que pode ter sido jogada no local por ato de vandalismo.

Segundo informações da Diretoria de Operações (Dirop), a ecobarreira impediu que o objeto seguisse o curso do canal em direção ao bairro 13 de Julho, nas proximidades da Praia Formosa e chegasse ao rio Sergipe.

“A equipe de limpeza de canais estava fazendo a retirada rotineira dos resíduos, quando se deparou com a estrutura de madeira dentro do canal. Esse trabalho de limpeza é feito manualmente para a coleta do material que é descartado de modo irregular nos canais, uma ação que é de suma importância para evitar que o lixo chegue aos rios. O que mais nos impressionou foi encontrar uma estrutura tão grande jogada dentro de um canal”, explicou o gerente de limpeza da Emsurb, Lauro Maia.

As ecobarreiras vêm cumprindo o seu papel nos canais da capital e têm se mostrado excelentes para a prevenção de impactos ambientais causados pelo descarte irregular de lixo. Uma iniciativa ecológica e sustentável que contribui para reduzir a poluição dos rios e prevenir a obstrução da rede de drenagem quando seguram diversos materiais jogados de forma irregular nos canais, como sacolas de lixo, copos de plástico e vários resíduos sólidos. Essa estrutura impede ainda que rejeitos entupam a rede de drenagem.

Além das ecobarreiras, a Emsurb mantém uma ação constante de limpeza em todos os canais de Aracaju. No semestre passado, 33 bairros e mais de 160 pontos foram limpos pelo método de barragem móvel e mecanizada, compreendendo as regiões da capital. Dentre as ações, que incluem a remoção de sedimentos e o excesso de lama nos 85 canais distribuídos na cidade, a iniciativa reflete a maior possibilidade de vazão das águas evitando situações de alagamento em períodos intensos de chuva.

Para esta terça-feira,11, os serviços estão sendo executados nos seguintes canais: conjunto Lourival Batista (Novo Paraíso) e canal Tramandaí (Jardins). Além disso, estão sendo feitas abertura de valas na rodovia dos Náufragos (na antiga Zona de Expansão), passarela do Havaizinho (Atalaia) e canal do Nova Liberdade (Jardim Centenário).

Na segunda-feira (10), ainda foram realizadas limpezas no canal da Prainha (Santa Maria); na avenida Visconde de Maracaju (Santos Dumont); 17 de Março; Novo Paraíso; canal do conjunto Lourival Batista (Novo Paraíso) e o Tramandaí (Jardins) receberam o serviço de limpeza por meio do método de barragem móvel e manual. Já no modo mecanizado, receberam atuação a abertura de valas na rodovia dos Náufragos (Zona de expansão) e canal da Nova Liberdade (Jardim Centenário).

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, reforçou a importância da conscientização por parte da população e como a sociedade deve colaborar no processo de preservação ambiental. “Infelizmente ainda precisamos despertar em muitas pessoas essa consciência de preservar e alertar para que descartem o lixo nos locais corretos e não nas ruas. Essa ação prejudica a vida de todos porque eles vão se acumulando nas bocas de lobo e nos canais. A função da ecobarreira é justamente essa, que o lixo fique retido para que as equipes possam retirar. Estamos tentando diminuir ao máximo o impacto do ser humano no meio ambiente”, reitera.