Prefeitura de Aracaju informa contato para comunicação com usuários do SUS

Saúde
12/07/2023 08h41

Com o objetivo de melhorar a comunicação com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que as ligações realizadas pelo MonitorAju, focada na orientação da população a respeito dos serviços de saúde; e pelo Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi), responsável pelo atendimento via telefone para assuntos relacionados ao sofrimento psíquico, estão ocorrendo através do número 3304 3534.

As ligações efetuadas para este contato são para dar prosseguimento a serviços solicitados pelos usuários por meio da ouvidoria (0800 729 3534) ou mesmo de atendimentos iniciados na própria Unidade Básica de Saúde, a exemplo de agendamento de consultas com especialidades médicas da fila de espera, procedimentos, monitoramento de agravos e situações de riscos (hanseníase, tuberculose, monkeypox, sífilis, etc), covid-19, bem como acompanhamento por escuta psicológica. Ocorre que os usuários estão recusando as ligações do contato 3304 3534 em função das chamadas insistentes de telemarketing, geralmente iniciadas pelos números 0303.

A gerente do MonitorAju, Elaine Arcanjo, explica que o ideal é manter o número salvo na memória do celular de modo a identificar a Secretaria Municipal de Saúde a fim de não mais correr o risco de perder a ligação, porém é possível também retornar  a ligação e relatar o recebimento da mesma para obter as informações desejadas. “É importantíssimo salvar esse contato no celular e toda vez que receber essa ligação atender ou retornar o mais rápido possível. Ao retornar, é necessário ligar 0800 729 3534 ou 3304 3534 e clicar na opção 1 destinada para o MonitorAju, informar que recebeu a ligação e passar o nome completo”, destacou.

Ainda segundo a gerente, é importante observar que em alguns cadastros de crianças e idosos, por exemplo, o número de telefone informado no prontuário das unidades públicas de saúde da capital são, respectivamente, de pais ou de filhos, tornando imprescindível a ligação por parte da Saúde de Aracaju para o direcionamento das informações dos serviços aos usuários. “Se a pessoa recebeu essa ligação, mas não tem pendências na Secretaria Municipal de Saúde, isso significa que a ligação é referente a outros familiares. É importantíssimo também reforçar que os usuários atualizem seus dados de contato e cadastro junto a sua UBS para que possam receber o contato para os agendamentos e monitoramentos de saúde quando necessário”, informou.

São realizadas três tentativas de ligação, porém se as duas primeiras tentativas caírem na caixa postal, a atendente dedica-se a efetuar a ligação para outro usuário. Se a ligação chamar normalmente e o usuário não estiver atendendo, são concluídas três tentativas.

Serviço de Apoio Psicológico


Oferecer apoio psicológico, acolhimento e o primeiro cuidado ao sofrimento mental são objetivos do Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi). O acolhimento ocorre de maneira remota, pelo 0800 729 3534, opção 3, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Nesse serviço, mantido pela Rede de Atenção Psicossocial da SMS (Reaps), psicólogos fazem o atendimento via telefone e realizam orientação e apoio para assuntos relacionados ao sofrimento psíquico, através de uma escuta qualificada.

O Sapsi também efetua atendimento à demandas oriundas das notificações do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), que podem ocasionar em orientação e encaminhamentos para Centro de Atenção Psicossocial ou referências de saúde mental.

Lidiane Rosa, coordenadora do Serviço de Apoio Psicológico, relata que as ligações efetuadas pelo Sapsi são destinadas a pessoas que procuram o serviço para tratar de problemas de sofrimento mental.

“Quando os pacientes ligam para nós e entendemos a necessidade de continuar com o atendimento, nós realizamos o monitoramento retornando a ligação para saber como ele está, se as orientações foram seguidas etc. Fazemos também a ligação para pessoas que estão na fila de espera para atendimento psicológico presencial e realizamos a avaliação e monitoramento. Muitas vezes os pacientes acreditam que a ligação do número 3304 3534 é golpe ou spam, por isso a importância de informar que não se trata disso”, afirmou.