Semed homenageia alunos da rede que conquistaram medalhas nos Jogos da Primavera

Educação
12/07/2023 18h10

Na tarde desta quarta-feira, 12, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu uma solenidade em homenagem aos alunos da rede que conquistaram medalhas na 39ª edição dos Jogos da Primavera. O evento foi realizado no auditório Antônio Vieira Neto, contando com a presença de 42 estudantes e 11 professores, além de membros da gestão escolar.

A edição deste ano dos Jogos da Primavera ocorreu entre os meses de maio e junho. A rede municipal de ensino de Aracaju contabilizou um quantitativo de 303 estudantes inscritos, através de 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) . A Emef Manoel Bonfim, localizada no bairro Olaria, foi a unidade escolar mais bem classificada entre as escolas da rede, conquistando a 26ª colocação geral; já a Emef José Antônio da Costa Melo, do bairro Getúlio Vargas, foi a instituição do município que recebeu a maior quantidade de medalhas por prova.

O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, participou da solenidade, parabenizando os estudantes, suas famílias, professores e cada um daqueles que contribuíram para o êxito nas competições. "Não podíamos estar presentes em tudo, mas estávamos acompanhando os resultados das provas. Estes alunos são motivos de muito orgulho para a cidade de Aracaju, participaram dos jogos com dedicação e nos deixaram muito felizes com cada notícia de medalha conquistada", afirma.

O coordenador de Educação Física e Esporte (Coefesp) da Semed, José Robson dos Santos, conta que é a primeira vez que este evento em homenagem aos medalhistas é realizado na rede. Para ele, isso representa o quanto as práticas esportivas são importantes para o trabalho educacional da Educação de Aracaju.

"Estamos aproveitando esta oportunidade de homenageá-los para também mostrar à comunidade escolar que se a gente se unir e der as devidas condições para os estudantes, de serem participativos nos esportes, conseguimos alcançar o sucesso em eventos como este. Desta forma, também mostramos aos outros alunos que eles podem participar. Hoje temos 18 projetos esportivos na Educação do município e estamos para ampliar mais cinco, que já são realizados em apenas uma unidade de ensino para as demais escolas", explica.

Mãe do estudante João Pedro Castro, de 12 anos, aluno do 6º ano na Emef Manoel Bonfim, a recepcionista Fabiana Castro se diz muito orgulhosa com os resultados do filho nos últimos Jogos da Primavera. Ele é aluno do projeto Ginástica Artística na Escola, ofertado pela Semed na Estação Cidadania, localizada no Bugio, e conquistou medalha de ouro na competição de âmbito estadual. 

"Sinto muito orgulho e satisfação em vê-lo se destacar no esporte. A gente sabe que a prática esportiva é um livramento para muitos jovens, porque evita que se envolvam em comportamentos prejudiciais, além de ajudá-los na questão do foco nos estudos, no caráter e no comportamento. De quando começou, até agora, ele até tem se dedicado mais à sala de aula e, se depender de mim, vai longe na Ginástica, tendo todo o meu incentivo e apoio", relata a mãe.

Cursando o 9º ano na Emef Costa Melo, Alana Micaela Santos, de 14 anos, recebeu medalha de ouro no Pentáculo, prova do Atletismo. Ela conta que, com os projetos esportivos, a Semed concede mais oportunidades para os alunos se dedicarem aos esportes e saírem de situações nocivas como os vícios, por exemplo.

"Com aulas relacionadas aos esportes, nós, alunos, podemos nos destacar em atividades que são positivas e nos ajudam a ter um futuro melhor, ao invés de nos envolvermos em coisas como álcool e drogas. É uma realidade e sei que isso é muito comum acontecer. Meu desempenho na escola melhorou e sou muito disciplinada, também, nos treinos, para sempre conquistar uma boa qualificação", expressa a estudante.

Já Helen Vitória da Silva, que tem 14 anos de idade e cursa o 9º ano na Emef Santa Rita de Cássia, do Bairro América, conquistou medalha de bronze no Judô. Para a jovem, um dos maiores legados que o esporte tem lhe ofertado é a educação em todos os sentidos.

"Nos treinos nós somos ensinados a ter educação em qualquer lugar que estivermos. Acho que este tem sido um grande aprendizado. Minha família vê que eu tenho me empenhado nos estudos, procuro ter um bom comportamento, e me incentiva bastante no esporte. Por isso que, apesar do nervosismo, senti algo muito bom não só em ganhar uma medalha, mas em poder participar. Quero que o Judô faça, cada vez mais, parte da minha vida, e percorrer o mundo através dele", declara a menina.