Mutirões de limpeza chegaram a mais de 150 pontos de Aracaju no primeiro semestre

Serviços Urbanos
13/07/2023 16h00

Todos os bairros de Aracaju passaram por mutirões de limpeza no primeiro semestre deste ano, uma força-tarefa realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que atende a demandas das comunidades em ações que incluem varrição, capinação, roçagem, plantio de mudas, recolhimento de lixo recicláveis, além da retirada de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições, folhas, galhos e podas de árvores. Serviços esses que são realizados de forma corriqueira para a limpeza urbana pelo órgão municipal.

Este ano, conforme dados da Diretoria de Operações da Emsurb, de janeiro a junho, essa ação foi realizada em 42 bairros, abrangendo mais de 150 pontos da cidade. Para a atuação da força-tarefa são mobilizados mais de 40 agentes por operação, que atuam em equipes compostas por garis e margaridas, além de equipamentos como caminhões e pás carregadeiras para garantir eficácia à execução dos trabalhos e manter a cidade limpa, organizada, de modo a promover mais qualidade de vida para toda a população aracajuana.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que há um cronograma mensal para atender as comunidades com os mutirões de limpeza, "quando avançamos nos serviços de varrição e coleta e elaboramos uma verdadeira força-tarefa na área atendida, implementando serviços que são necessários para deixar a área limpa e organizada", pontua. "Antes do mutirão, a nossa equipe vai ao local, avalia as necessidades e durante os dias de ação a gente executa os serviços. Neste primeiro semestre, conseguimos atender todos os bairros e muitas localidades receberam os mutirões de limpeza mais de uma vez”, destaca.

O gerente de Limpeza, Lauro Maia, ressalta o empenho de toda a equipe para o cumprimento do cronograma e enfatiza a relevância da colaboração da população para a limpeza da cidade. “Estamos todos empenhados e trabalhando para que as ruas e vias públicas da cidade de Aracaju estejam sempre limpas, mas, para isso, é importante a colaboração de todos dos moradores e proprietários de terrenos baldios, para que também executem a limpeza de seus espaços. Todos juntos para promover qualidade de vida”, afirma.