Prefeitura realiza Curso de Gestores Escolares para profissionais da rede

Educação
13/07/2023 16h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta quinta-feira, 13, o Curso de Gestores Escolares, que torna professores aptos a concorrerem a vagas na gestão das escolas municipais, para os mandatos 2024-2025. A formação segue até sábado, 15.]

O curso é ofertado pela Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged) e pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). Seu público-alvo são os profissionais do magistério da rede, como gestores escolares e professores que já são ou pretendem se candidatar à função de diretor ou coordenador pedagógico/administrativo, das unidades de ensino do município. Foram contabilizados cerca de 360 inscritos.

"Ver esse auditório lotado nos dá muita esperança porque sabemos que o futuro da rede está garantido. Estes professores estão iniciando um projeto para se colocarem como potenciais gestores e o desafio que os aguarda é gigantesco. São pessoas que podem substituir uma geração de diretores e coordenadores que estão fazendo um trabalho excepcional. Retomamos as aulas presenciais em 2022 e todos nos unimos para colocar a rede de pé, novamente, depois de um período tão difícil. Até agora já conseguimos evoluir bastante, pedagogicamente, e queremos dar continuidade a este empenho conjunto", explana o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.
 
A realização deste curso é prioritária para que a rede atenda todas as diretrizes que preconiza a legislação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), considerando o processo de escolha dos gestores escolares. Após a capacitação, os professores executam um plano de ação e passam por uma banca avaliadora. Sendo aprovados nela, estão aptos para concorrer a funções de gestão.

Conforme ressalta o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Evilson Nunes, o curso tem foco na aprendizagem de estratégias e de como o gestor deve conduzir o trabalho na sua escola, de acordo com as políticas educacionais.

"Nesta formação a gente trabalha a perspectiva da equidade, em que todos os alunos devem aprender, mas é preciso que aqueles que apresentam maiores dificuldades e aqueles grupos tradicionalmente excluídos ou marginalizados do nosso país, tenham um desempenho superior, fazendo com que sua aprendizagem se equipare às dos demais estudantes", pontua Evilson.

Esta formação é ofertada pela rede a cada dois anos e tem validade de quatro anos. A coordenadora de Gestão Educacional da Semed, Maria José Guimarães, explica que este é um inicial e importante momento do processo de escolha dos gestores escolares. Segundo ela, durante esses três dias são trabalhados e discutidos temas relevantes à administração de cada unidade de ensino, e visa favorecer os futuros diretores ou coordenadores uma condição qualificada de administrar uma unidade de ensino.

"Este é o momento de discutir temas que dizem respeito às dimensões fundamentais da escola, a exemplo das dimensões pedagógica, financeira e administrativa. Por isso, visamos trazer um conhecimento da realidade, da estrutura e do funcionamento da legislação, educação e dos grandes desafios que os gestores terão para enfrentar no dia a dia. A partir da próxima segunda, dia 17, até 30 de agosto, esses profissionais irão elaborar o plano de ação, e após esta fase devemos divulgar a data das eleições", detalha Maria José.

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pierre Averan, localizada no Bairro Industrial, Bruna Laíse Oliveira diz que uma formação como essa é de grande importância para a atualização profissional de cada gestor.
 
"Para conseguirmos ser bons líderes e entregarmos uma educação de qualidade para as crianças de Aracaju, precisamos estar sempre atualizando os nossos conhecimentos. É uma experiência incrível gerir e pretendo realizar ainda mais projetos e estes conteúdos vistos no curso irão auxiliar no planejamento e execução", declara.

Atuando como professora de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, do bairro Lamarão, Vilany Carvalho está participando do curso para se candidatar à função de coordenadora pedagógica. "Além de ter um bom relacionamento com a comunidade escolar, é fundamental estarmos a par dos conteúdos que estão sendo passados aqui. Temos que estar preparados e atentos para conduzir as diversas situações que surgem e ter um olhar minucioso para cada demanda", acrescenta.

Professor na Emef Tenisson Ribeiro, no bairro Aruana, Silvio Leonardo Ribeiro já fez parte da equipe gestora e hoje participa do curso para se atualizar e se qualificar acerca do processo de gestão. "Esta é uma oportunidade de aprimorar meus conhecimentos. Vieram novas etapas, novas formas de trabalhar, e tudo isso se faz necessário conhecermos para facilitar o nosso ofício no dia a dia, mesmo atuando em sala de aula, como docente", afirma.